sábado, 11 de junho de 2016

"Terrorismo atinge tanto israelenses quanto palestinos"

Atentado terrorista contra civis em Tel Aviv mostra que o conflito no Oriente Médio pode se agravar ainda mais. Para a cientista política Sylke Tempel, faltam iniciativas concretas de solução de ambas as partes.

Nesta quarta-feira (08/06), dois homens armados dispararam contra passantes numa área comercial de Tel Aviv, matando pelo menos quatro israelenses e ferindo outros cinco, em mais uma demonstração da escalada de violência contínua no conflito entre israelenses e palestinos.
Em entrevista à Deutsche Welle, a jornalista e autora alemã Sylke Tempel, editora da revista Internationale Politik desde 2008, afirma que a política de assentamentos não é o principal obstáculo no caminho para paz entre israelenses e palestinos. No processo político, "os colonos israelenses se estabeleceram como uma força maior do que equivale a sua dimensão demográfica".
DW: Mais um atentado terrorista ocorre em Israel. Em sua opinião, qual é a motivação?
Sylke Tempel: Ainda não sabemos ao certo quem são os agressores, e se de alguma forma eles agiram organizadamente – este nem sempre foi o caso nos últimos tempos. A grande motivação é, naturalmente, sempre aquilo que é considerado como uma luta contra a ocupação. Além disso, por ocasião do Ramadã Israel emitiu mais permissões de entrada em seu território do que em qualquer outro período.
É possível imaginar diferentes razões: a luta contra a ocupação; o sonho de se tornar herói; dificuldades pessoais também podem ter desempenhado um papel – ultimamente, esse tem sido muitas vezes o caso. Há ainda a possibilidade de os responsáveis pelo atentado terem sido chantageados. Ou experiências em postos de controle, onde [os palestinos] são tratados de forma atroz, também podem ter representado algum papel. Chama a atenção, contudo, o fato de duas pessoas terem conseguido passar com armas pela fronteira de Israel.
Como avalia a capacidade e a disposição de ambos os governos, Israel e Autoridade Palestina, para lidar com o desafio do terrorismo?
O terrorismo atinge tanto israelenses quanto palestinos. Nos territórios sob a liderança de [Mahmoud] Abbas, há a preocupação declarada de que alguns combatentes também possam perseguir motivos jihadistas. Esse seria um perigo também para a Autoridade Palestina. Por isso, nesse ponto a cooperação com Israel é relativamente estreita.
Ao mesmo tempo, alguém que abre fogo sobre passantes num café em Israel é aclamado como herói e combatente da resistência, não como terrorista – esse sentimento está no ar. Nesse ponto a Autoridade Palestina se mostra hesitante.
É fora do comum o governo de Israel vir agindo com tanta reserva, recentemente. Nos últimos meses constatou-se que muitos dos atentados não foram organizados pelo Hamas ou por alguma milícia, mas por criminosos isolados. Quanto às negociações, no momento não vejo nada que possa recolocá-las em andamento.
Que papel pode ter a política israelense de assentamentos na Cisjordânia neste ou em outros atentados recentes?
Eu não vejo nenhuma vantagem na política de assentamentos. Ela me parece sem sentido. O conceito primordial do sionismo era formar um Estado secular judaico. Intenções redentoras não tiveram nenhum significado na fundação dele: o que importava era apenas os judeus estarem em maioria no novo Estado.
Do ponto de vista puramente pragmático, o projeto de assentamentos é um erro: só faz consumir recursos, até porque mais tarde parte dos núcleos de habitação terá de ser evacuada. Mas eles não são o principal obstáculo no caminho de um tratado de paz.
E qual seria esse obstáculo?
O projeto de um Estado judaico, no sentido demográfico, e democrático não pode funcionar lado a lado com a ocupação da Cisjordânia. No entanto, nos últimos anos os colonos israelenses conseguiram algo que sempre foi subestimado: no processo político, eles se estabeleceram como uma força maior do que equivale a sua dimensão demográfica.
Com sucesso, eles se apresentam como novos pioneiros – algo que, de fato, não são. E conseguiram desviar a atenção dos problemas criados pelas próprias ações para aqueles com origem no comportamento dos palestinos. Assim, os israelenses estão diante de uma decisão fundamental: eles querem ter os lugares sagrados – por exemplo, na cidade de Hebron – na forma do domínio sobre essa região? Ou querem um Estado funcional de maioria judaica?
Onde vê os problemas no lado palestino?
Até agora o lado palestino não deu uma resposta à pergunta sobre que concessões se dispõem fazer. Muitos palestinos já veem como concessão o fato de estarem reivindicando somente a Cisjordânia e a Faixa de Gaza – e não todos os territórios do antigo mandato britânico.
Mas também no que concerne apenas a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, em caso de uma troca de terras alguns palestinos não estão dispostos a aceitar nem mesmo 1% ou 2% de perda território. A decisão fica sendo, então, entre um Estado [palestino] sustentável ou a insistência num ressarcimento pela injustiça.
Nesse contexto, como avalia a nomeação de Avigdor Lieberman como novo ministro da Defesa israelense?
A convocação veio após um líder militar de alto escalão ter se manifestado publicamente sobre tendências nacionalistas em Israel. Logo em seguida, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu impôs aos militares um homem que pode não dispor das aptidões necessárias – que já não tinha como ministro do Exterior –, mas que é definitivamente de direita.
Isso só pode ser interpretado como outra tentativa de Netanyahu de privar de uma independência excessiva instituições respeitadas da democracia israelense. E é óbvio que isso causa graves danos a um sistema democrático.

Fonte: Deutsche Welle
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger