terça-feira, 7 de junho de 2016

Hillary já tem número de delegados para obter indicação democrata, diz mídia dos EUA

A pré-candidata Hillary Clinton alcançou o número de delegados necessários para conquistar a indicação do Partido Democrata para concorrer à Presidência dos Estados Unidos, de acordo com levantamentos de dois veículos de mídia dos EUA, embora ela e seu rival Bernie Sanders ainda estejam disputando prévias em seis Estados nesta terça-feira.
Ex-senadora de Nova York e ex-secretária de Estado, Hillary seria a primeira mulher da história do país a se lançar como candidata presidencial de um grande partido político. Mas Sanders prometeu continuar a luta, nesta que vem sendo uma corrida de votações estaduais longa e cada vez mais beligerante.
Sanders, senador de Vermont que se classifica como um socialista democrático, empolgou grandes plateias em comícios realizados em parques e estádios, eletrizando o eleitorado jovem com seu compromisso de atacar a desigualdade econômica.
Mas Hillary continuou a ganhar terreno sobre Sanders, particularmente entre eleitores mais velhos com laços mais profundos com os democratas. Suas promessas menos ambiciosas se concentram no aprimoramento das políticas de seu colega de legenda e ex-chefe, o presidente Barack Obama.
Depois que a agência de notícias Associated Press e a rede de televisão NBC noticiaram, na noite de segunda-feira, que Hillary havia conquistado o número certo de delegados para a indicação democrata, o porta-voz da campanha de Sanders criticou o que disse ser a "pressa em julgar" da mídia.
Pelas regras do Comitê Nacional Democrata (DNC, na sigla em inglês), a maioria dos delegados da convenção partidária de 25 a 28 de julho são concedidos pelo voto popular em eleições Estado a Estado.
Mas a contagem também inclui os "superdelegados" – líderes do partido e senadores eleitos, membros do Congresso e governadores – que podem votar como bem entenderem.

Por essa razão, o DNC ecoou o campo de Sanders, dizendo que os superdelegados não deveriam ser levados em conta até terem votado de fato na convenção da Filadélfia. Isso, no entanto, não freou o noticiário.   
A AP e a NBC relataram que Hillary obteve os 2.383 delegados de que precisa para ser oficializada como a provável postulante democrata graças a uma vitória decisiva no final de semana em Porto Rico, um território dos EUA, e uma leva de declarações de apoio de última hora de superdelegados.
"De acordo com as notícias, estamos na iminência de um momento histórico, histórico, inédito", afirmou Hillary durante um comício em Long Beach, na Califórnia, pouco após o anúncio da AP.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger