quarta-feira, 8 de junho de 2016

Hillary declara vitória histórica em prévia democrata e centra fogo em Trump

Hillary Clinton comemorou o fato de se tornar a primeira mulher a se lançar como candidata presidencial de um grande partido político nos Estados Unidos, conquistando vitórias importantes nas primárias da Califórnia e de Nova Jersey que cimentaram sua indicação à corrida pela Casa Branca.
A ex-primeira-dama, ex-senadora de Nova York e ex-secretária de Estado norte-americana discursou a seus apoiadores em um evento animado no Brooklyn, em Nova York, e posicionou sua conquista no contexto do longo histórico do movimento de direitos das mulheres.
"Graças a vocês, atingimos um marco", disse Hillary no discurso. "Todos nós devemos muitos aos que nos antecederam".
Hillary, de 68 anos, fez um apelo aos apoiadores de seu rival nas prévias partidárias Bernie Sanders, de 74 anos, para que se juntem à sua campanha. Ela disse que os democratas foram fortalecidos pela plataforma de Sanders de erradicação da desigualdade de renda, que atraiu grandes plateias e eletrizou o eleitorado jovem. Ainda relutando em reconhecer a derrota, Sanders prometeu continuar na luta.
Mas Hillary atacou com contundência Donald Trump, de 69 anos, seu provável adversário republicano na eleição presidencial de 8 de novembro, por usar uma retórica agressiva que diminui a importância de mulheres, muçulmanos e imigrantes. Ela mirou especificamente seu repúdio a um juiz de ascendência mexicana nascido no Estado norte-americano de Indiana.
"As apostas desta eleição são altas, e a escolha é clara. Donald Trump tem um temperamento inadequado para ser presidente e comandante-em-chefe", disse Hillary.
"Quando Donald Trump diz que um juiz destacado nascido em Indiana é incapaz de fazer seu trabalho por causa de sua herança mexicana, ou debocha de um repórter com deficiência, ou chama as mulheres de porcas, isso vai de encontro a tudo que defendemos", afirmou.
Uma pesquisa de intenção de voto Reuters/Ipsos divulgada na terça-feira mostrou Hillary com 10 pontos percentuais de vantagem sobre Trump nacionalmente, no momento em que ambos se lançam na batalha da eleição geral de novembro, uma pequena alteração em relação à semana anterior.
O presidente dos EUA, Barack Obama, ligou para Hillary e Sanders na terça-feira. A Casa Branca disse que ele parabenizou Hillary por alcançar o número de delegados necessários para conquistar a indicação do partido e que irá se encontrar com Sanders na quinta-feira a pedido do senador de Vermont.

O êxito de Hillary na Califórnia veio na sequência de uma vitória decisiva em Nova Jersey e conquistas mais apertadas no Novo México e em Dakota do Sul nas primárias de terça-feira. Sanders venceu em Montana e Dakota do Norte.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger