quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Sete de Setembro - A mais importante comemoração brasileira, ou deveria ser...

A data de hoje, 7 de setembro, é marcada pelo histórico brado de independência, o qual foi dado por Dom Pedro ás margens do Ipiranga, ato que marcou o inicio do processo de independência do Brasil e que deveria ser motivo de comemoração.

Porém, como já abordado em uma série especial do GBN News, o Brasil não "lutou" por sua independência, diferente de outras nações, como os EUA, nossa independência foi mais um ato político, entre tantos outros de nossa história, em que o povo só assistiu de "camarote" o desenrolar dos fatos passivamente.

Poucos dão real valor a essa data por não compreender a sua importância real a nossa nação, muitos veem dessa forma justamente por não terem tido que lutar por essa independência, com isso a encaram apenas como outro feriado qualquer. 

O dia que deveria ser marcado por comemorações cívicas e patrióticas, como se dá em nações conscientes da importância de sua independência, como as comemorações do 4 de julho pelos norte americanos. No Brasil a cada ano que passa se apaga mais a chama patriótica e nacionalista, onde os outrora marcantes e empolgantes desfiles de nossas forças armadas e os desfiles de alunos da rede pública de ensino, tem perdido o prestigio e mesmo abandonados pelo povo, vide a cobertura do desfile militar que outrora tomava as nossas televisões, hoje muito mal se fala sobre os desfiles cívicos. Mas carnaval é sagrado, campeonatos de futebol são sagrados, culturas vazias e "inúteis" a formação de uma consciência nacional e política que dê frutos. Infelizmente esse é o Brasil de hoje.

Nesse dia em que deveríamos comemorar essa importante data, tive o trabalho de pesquisar sobre os eventos nas cidades, e o que não seria surpresa para mim, não há praticamente nenhuma festividade por iniciativa civil, algo que realmente preocupa aos que como esse editor, amam a Pátria e buscam através dos meios que nos cabe, tentar manter acesa a esperança de que um dia teremos realmente uma nação forte e com consciência política.

Neste artigo eu quero deixar apenas aberta a reflexão, para que cada leitor em sua consciência possam analisar o que cada um tem feito em prol de nossa nação. Estamos fazendo nossa parte como cidadãos brasileiros, ou apenas estamos sendo parte do rebanho que é "ordenhado" pelos impostos e obrigações impostas pelo governo e não reivindicamos nossos direitos? Temos sido conscientes de nosso papel na sociedade, ou temos nos levado pela mentira de que uma "andorinha não faz verão"?

Todos com um mínimo de atitude e comprometimento, podemos fazer um Brasil melhor, mais justo, mais forte, podemos sim mudar essa história, podemos sim aprender com os erros do passado e hoje começar a escrever um novo futuro.

Eu estou fazendo a minha parte, e você? Reflita...

Brasil, pátria amada, mãe gentil, neste dia dou os parabéns a toda nossa nação pelos 195 anos de nossa "independência". Um processo que apenas começou em 1822 com o principe português que se tornou nosso primeiro Imperador, Dom Pedro, e que ainda hoje precisa de nós brasileiros para alcançar de fato em todos os aspectos, a real "independência do Brasil".


Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN News, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica do oriente médio e leste europeu, especialista em assuntos de defesa e segurança.



GBN News - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger