quinta-feira, 9 de abril de 2015

Irã não assinará acordo nuclear se todas as sanções não forem levantadas

Teerã não assinará o acordo final sobre o programa nuclear com o “sexteto” de mediadores se todas as sanções antiiranianas não forem levantadas, disse nesta quinta-feira (9) o presidente desse país, Hassan Rohani.

“Não assinaremos nenhum acordo nuclear se todas as sanções não forem levantadas neste mesmo dia. Queremos alcançar um acordo que seja benéfico para todos os participantes das negociações nucleares”, diz a agência Reuters alegando a declaração de Rohani feita no ar da televisão estatal iraniana.

O "sexteto" de mediadores internacionais (cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais Alemanha) e o Irã no dia 2 de abril chegaram ao acordo de que o Irã irá parar dois terços das suas capacidades nucleares dentro de 10 anos. Além disso, o Irã deverá submeter todos os seus programas de enriquecimento de urânio a controle internacional por 25 anos. 

O prazo para um acordo global final sobre o programa nuclear iraniano está marcado para 1 de julho de 2015. Os EUA manifestaram que irão levantar sanções gradualmente se o Irã seguir cumprindo as obrigações, já a União Europeia disse que levantará as sanções quando o Irã cumprir as obrigações.


Fonte: Sputnik News

0 comentários:

Postar um comentário