sábado, 25 de abril de 2015

Saab assina com Brasil contrato de venda de armas para caça Gripen

A sueca Saab divulgou nesta sexta-feira (24) que assinou com o Ministério de Defesa do Brasil um contrato de venda de armas para o caça Gripen NG, adquirido pela Aeronáutica e que só começará a chegar ao país em 2019. O valor do contrato de armas é de aproximadamente US$ 245 milhões, segundo a Saab.
A Aeronáutica confirmou a assinatura do contrato, cujo extrato de dispensa de licitação foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira com o valor de US$ 245,325 milhões. Segundo a FAB, são mísseis de ataque a alvos no ar e no solo previstos em um pacote inicial de armamentos e de suporte logístico integrado para a nova aeronave do país.

Em outubro de 2014, o grupo sueco finalizou o contrato de venda de 36 caças Gripen de nova geração com o governo brasileiro no valor de 39,3 bilhões de coroas suecas: serão 28 unidades do Gripen NG de apenas um assento e mais 8 de duas posições, para treinamento.
Tanto a Aeronáutica quanto a Saab não divulgaram quando o contrato de aquisição de armas foi assinado e nem quais foram os mísseis adquiridos. Segundo a Aeronáutica, isso ocorre por questões estratégicas militares.
Em comunicado oficial, a Saab diz que a efetividade do contrato de aquisição de armas ocorrerá mediante certas condições, que incluem autorizações relativas ao controle de exportação do armamento sueco e que devem ser finalizadas no segundo semestre de 2015.
Em 9 de abril, o G1 divulgou que o Ministério Público Federal abriu um inquérito civil para apurar suspeitas de irregularidades na compra das aeronaves devido à alta no valor em relação ao previsto na proposta inicial apresentada pela fabricante.
Fonte: G1 Noticias
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger