domingo, 26 de abril de 2015

Ocidente não planeja pressionar Rússia para devolver a Crimeia

Os países do Ocidente não planejam forçar Moscou a devolver a Crimeia porque isso só seria possível com o uso da força militar e ninguém neste momento tem interesse em uma confrontação armada, disse o político alemão Günter Verheugen à Deutsche Welle.
A Europa pode levantar as sanções antirrussas quando for alcançada uma solução pacífica do conflito ucraniano, disse o antigo comissário europeu Günter Verheugen acrescentando que os políticos europeus provavelmente não irão fazer depender o levantamento das sanções do problema da Crimeia. 

Respondendo à pergunta sobre a possibilidade de abolição de sanções mesmo se a Crimeia permanecer como parte da Rússia, o político disse que não tem impressão de que os governos europeus liguem a normalização das relações com a Rússia à questão da Crimeia. 

“Provavelmente os políticos europeus não irão pressionar Moscou para devolver a Crimeia porque é claro que isto é possível somente através da força militar. E sinceramente ninguém quer uma intervenção militar. A situação é bastante clara”, frisou Verheugen.

Segundo o político, a promoção da ideia da zona transatlântica de comércio livre não contradiz a discussão simultânea sobre a zona de comércio livre entre a União Europeia e a Rússia. Verheugen acha a ideia de uma zona econômica unida entre Lisboa e Vladivostok absolutamente realizável.

“A Rússia é um parceiro importante e forte. A Rússia é uma parte integrante da Europa. Ver por exemplo a questão do futuro abastecimento energético da Europa. Precisamos da Rússia como um parceiro econômico, como um parceiro para lidar com os desafios globais. Sim, precisamos da Rússia. Mas a Rússia também precisa de nós”, manifestou.   

Anteriormente o ex-embaixador dos EUA na Rússia Michael McFaul, em entrevista ao periódico Ukrainskaya Pravda declarou que a integração da Crimeia à Rússia já é um fato histórico e as autoridades ucranianas precisam de ser realistas quanto a isso.


Parece que, pouco a pouco, o Ocidente começa a aceitar a ideia de que a Crimeia já faz parte da Rússia (a reintegração ocorreu de maneira democrática) e o processo já não pode ser virado. Se pelo menos os políticos ocidentais deixassem de acusar infundadamente a Rússia de participar no conflito no leste da Ucrânia! A posição russa neste assunto é clara:

“A posição russa é a seguinte: as regiões do Leste da Ucrânia são parte da Ucrânia, ao contrário da Crimeia, que foi uma vez entregue à Ucrânia como resultado de uma confusão histórica. Hoje, ninguém tem dúvidas de que as regiões orientais fazem parte do território ucraniano”, declarou Aleksei Pushkov, presidente do Comitê Internacional da Duma de Estado

A península da Crimeia e a cidade de Sevastopol tornaram-se territórios russos após o referendo de março de 2014, quando a maioria dos participantes do sufrágio votou em favor da reunificação com a Rússia (96,77% na Crimeia e 95,6% em Sevastopol).

Fonte: Sputnik News 
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger