sábado, 12 de dezembro de 2015

Rússia expressa apoio ao Iraque contra invasão turca ao norte iraquiano

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia expressou seu apoio à soberania e à integridade territorial do Iraque após o envio de tropas turcas para norte do país. A manifestação aconteceu numa conversa telefônica neste sábado (12) entre o chanceler russo, Sergei Lavrov, e o seu homólogo iraquiano, Ibrahim al-Jaafari.
“O ministro iraquiano falou sobre o desenvolvimento da situação em torno da implantação ilegal de um contingente militar turco no norte do Iraque e a mensagem de Bagdá ao Conselho de Segurança da ONU sobre a questão”, informou o Ministério das Relações Exteriores.
Milhares de iraquianos protestam em Bagdá contra presença de tropas turcas. Neste sábado, o Ministério das Relações Exteriores iraquiano divulgou que havia apresentado oficialmente uma queixa junto ao Conselho de Segurança da ONU, sobre o envio de tropas ao norte do Iraque pela Turquia, apelando às Nações Unidas para garantir uma retirada imediata das forças turcas do Iraque.
A Turquia implantou, na sexta-feira (4), aproximadamente 150 soldados e 25 tanques numa base na província iraquiana de Nínive sem a aprovação de Bagdá. De acordo com Ancara, o objetivo é proporcionar segurança aos soldados turcos enviados anteriormente para treinar a milícia curda que luta contra o Daesh (grupo terrorista também chamado Estado Islâmico proibido na Rússia e em outros países).

Fonte: Sputnik News
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger