terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Real é a moeda que mais se desvalorizou em 2015

Com queda de quase 34%, moeda brasileira se consolida como divisa que mais perdeu valor ante o dólar americano no ano. Espécies sul-americanas ocupam as três primeiras posições.

No dia em que o ex-ministro do Planejamento Nelson Barbosa assumiu a pasta da Fazenda, o dólar americano voltou a subir e fechou acima de 4 reais pela primeira vez em quase três meses. O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (21/12) vendido a 4,023 reais, com alta de 1,93%. Com isto, o real está se consolidando como a moeda que mais perdeu valor ante o dólar em 2015.
Levando em conta o recuo desta segunda-feira, o real acumula uma desvalorização de 33,87%, seguido de perto pelo peso argentino (queda de 33,34%). Em seguida surgem o peso colombiano (-28,61%), o rand sul-africano (-23,38%) e a lira turca (-20,08%), segundo dados do veículo especializado Bloomberg.
Apesar de Barbosa ter se comprometido a manter a direção da política econômica, os indicadores se deterioraram depois da primeira teleconferência do ministro com investidores do mercado financeiro. Na conversa, Barbosa prometeu dar prioridade ao ajuste fiscal e ao combate à inflação. Ele defendeu ainda a reforma da Previdência, que institui a idade mínima para aposentadoria.
A segunda-feira também foi de fortes perdas na Bolsa de Valores. O Ibovespa, índice da Bolsa de Valores de São Paulo, caiu 1,34% e encerrou o dia em 43.321 pontos, no menor nível desde abril de 2009, no auge da crise provocada pelo estouro da bolha imobiliária nos Estados Unidos.

Fonte: Deutsche Welle
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger