
Considerado o avião mais avançado já desenvolvido na Rússia, o PAK FA (acrônimo em russo para “Futuro Caça Tático”) está sendo projetado para ter performance excepcional e ser capaz de carregar armas de última geração. Além disso, também será uma aeronave stealth (invisível aos radares) e com uma capacidade de manobra soberba, como já pode ser conferido em apresentações dos primeiros protótipos em show aéreos na Rússia.
A nova aeronave da Sukhoi ainda será equipada com um radar multifuncional de varredura eletrônica capaz de encontrar aviões inimigos voando a mais de 300 km de distância. Já os armamentos do caça, como mísseis guiados por calor e radar (até seis artefatos), serão armazenados em depósitos internos da aeronave para preservar sua “invisibilidade”.
Informações preliminares da fabricante russa dão conta de que o T-50 poderá voar a mais de 2.400 km/h a 20 mil metros de altitude e terá um alcance aproximado de 3.500 km ou 5.500 km com um reabastecimento aéreo. Se comprovada a eficiência de seus armamentos e equipamentos de voo, este poderá se tornar um dos aviões militares mais letais do mundo.
A força aérea russa espera receber 55 caças da nova geração até 2020, informou o ministro russo.
Brasil não quis
Em 2008, o Brasil foi convidado para participar do programa de desenvolvimento do Sukhoi PAK FA e o tema chegou a ser cogitado pelo governo, que já buscava uma nova aeronave de alta performance para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB). No entanto, o acordo acabou desconsiderado no ano seguinte a favor do Dassault Rafale, após uma negociação secreta com a França e que mais adiante também seria cancelada.
A Rússia ainda tentou inserir o Brasil no projeto em mais uma oportunidade, que foi novamente rejeitada. Na época, a Sukhoi planejava participar do programa FX-2, no qual foram pré-selecionados o Boeing F/A-18, Rafale e o Saab Gripen NG, que foi o escolhido. Nessa ocasião, a fabricante russa ofereceu o caça Su-35 e a chance de participar no desenvolvimento do PAK FA, que está praticamente finalizado.
Fonte: Airway
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