quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Japão diz que navio armado chinês foi avistado perto de ilhas em disputa

Um navio da guarda costeira chinesa equipado com o que pareciam ser quatro torreões de armas foi avistado perto de ilhas em disputa no Mar do Leste da China, disse a guarda costeira do Japão nesta quarta-feira.
Navios de guarda costeira chineses navegam regularmente perto das ilhotas, mas uma porta-voz da guarda costeira japonesa disse à Reuters que essa foi a primeira vez que uma embarcação chinesa com armas havia sido avistada na área. Por seu lado, a China disse que os navios estavam transportando equipamento padrão e não faziam nada de errado em águas chinesas.
"Nós apresentamos nosso contundente protesto e pedimos (à guarda costeira chinesa) que interrompesse imediatamente as atividades perto das Ilhas Senkaku", disse Takako Ito, uma porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, em um e-mail.
Ela se referia ao grupo de pequenas ilhas desabitadas, por seu nome japonês. Na China elas são conhecidas como Diaoyu.
"O Japão vai continuar a agir com firmeza e calma, sob o princípio de resolutamente defender nossa área territorial em terra, mar e ar”, disse ela.

O porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei, reiterou a posição da China de que as ilhas são território chinês desde tempos antigos.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger