segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

É uma invasão? No Iraque entraram 900 soldados turcos

O número de militares turcos que entraram na província iraquiana de Ninawa é cerca de 900. As forças turcas estão instaladas em um campo no distrito de Shekhan, disse à Sputnik o governador Nawfal Akub na segunda-feira (7).


Várias mídias supõem que na
sexta-feira (4) a Turquia tivesse enviado aproximadamente 130-150 soldados para o norte do Iraque. As forças turcas instaladas perto da cidade de Mosul têm alegadamente por missão treinar curdos peshmerga, envolvidos na luta contra o Daesh (também conhecido como Estado Islâmico).

“Segundo as minhas informações, o número de militares turcos na província não excede os 900. Estão instalados num campo da milícia popular na vila de Dad, no distrito de Shekhan”, disse Akub.

O governador acrescentou que irá discutir a situação na reunião com o embaixador turco ainda hoje.


No sábado, Bagdá descreveu o passo como “uma violação grave da soberania do Iraque” porque não foi autorizado pelas autoridades iraquianas.

O primeiro-ministro iraquiano Haider Abadi instou Ancara a retirar imediatamente as suas forças, inclusive tanques e artilharia, da província de Nineveh. O presidente iraquiano se referiu ao incidente como uma violação do direito internacional e urgiu Ancara para não voltar a agir de forma semelhante no futuro.


Fonte: Sputnik News 
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger