sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Coreia do Norte ironiza Trump e detalha plano de ataque a Guam

Coreia do Norte ironizou os alertas do presidente dos Estados UnidosDonald Trump, de que Pyongyang vai enfrentar “fogo e fúria” se ameaçar os Estados Unidos, e divulgou nesta quinta-feira planos detalhados para um ataque com mísseis perto de Guam, território americano no Oceano Pacífico.
Especialistas da Coreia do Sul disseram que os planos revelados pela Coreia do Norte elevam consideravelmente os riscos, já que Washington provavelmente considerará qualquer míssil apontado para seu território como uma provocação, ainda que lançado como teste.
O progresso norte-coreano aparentemente rápido no desenvolvimento de armas e mísseis nucleares capazes de atingir o território continental dos Estados Unidos alimentou tensões que resultaram em uma guerra de palavras entre Washington e Pyongyang  durante a semana, o que preocupa potências regionais e investidores globais.
As ações das bolsas de valores caíram pelo terceiro dia em todo o mundo, e em Seul alcançaram seus menores valores em sete semanas, depois que a Coreia do Norte disse estar finalizando os planos para disparar quatro mísseis de alcance intermediário sobre o Japão para caírem a 30-40 quilômetros de Guam, detalhando um plano anunciado inicialmente na quarta-feira.
Guam, uma ilha tropical localizada a mais de 3 .000 quilômetros a sudeste do país comunista, é o lar de cerca de 160.000 pessoas e de uma base militar americana que inclui um esquadrão de submarinos, uma base aérea e um grupo da guarda costeira.
Tal como anunciada pelos coreanos, a trajetória planejada dos mísseis atravessaria algumas das rotas marítimas e aéreas mais movimentadas do planeta.
O Exército da Coreia do Norte finalizará seus planos em meados de agosto, deixando-os prontos para uma ordem do líder Kim Jong-un, relatou a agência de notícias estatal KCNA. “Os foguetes Hwasong-12 a ser lançados pelo KPA (Exército do Povo Coreano) cruzarão os céus acima de Shimane, Hiroshima e Koichi, no Japão”, disse a reportagem. “Eles voarão 3.356,7 quilômetros durante 1,065 segundos e atingirão as águas a 30-40 quilômetros de distância de Guam.”
Embora Pyongyang ameace destruir os Estados Unidos e seus aliados com frequência, o comunicado da KCNA foi incomum pelo detalhamento. Ele foi publicada na esteira de dois testes bem-sucedidos de um míssil intercontinental, realizados em julho, e de uma série de outros testes de mísseis.

Fonte: Veja
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger