segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Ucrânia nega estar vendendo tecnologia de mísseis à Coreia do Norte

A Ucrânia negou nesta segunda-feira (14) que em algum momento proporcionou tecnologia de defesa à Coreia do Norte, respondendo a um artigo do jornal New York Times segundo o qual Pyongyang pode ter comprado motores de foguete da fábrica ucraniana Yuzhmash.
O temor de que a Coreia do Norte esteja próxima de seu objetivo de colocar o território continental dos Estados Unidos ao alcance de uma arma nuclear levou a um aumento nas tensões nos últimos meses. Washington é um dos principais apoiadores da Ucrânia.
O secretário do Conselho de Segurança e Defesa ucraniano, Oleksandr Turchynov, disse que seu país "nunca forneceu motores de foguete ou qualquer tipo de tecnologia de mísseis à Coreia do Norte".
A estatal Yuzhmash disse que não produz mísseis balísticos de uso militar desde a independência da antiga União Soviética em 1991.
"Nos anos de independência, a Yuzhmash não produziu, e não está produzindo, mísseis e sistemas de mísseis militares", afirmou a empresa em um comunicado publicado em seu site.
O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou no final de semana que seus militares estão preparados se a Coreia do Norte agir insensatamente depois de ter ameaçado disparar mísseis perto de Guam, território norte-americano no Oceano Pacífico, na semana passada.
Por sua vez, autoridades norte-coreanas acusaram o líder norte-americano de deixar a península coreana à beira de uma guerra nuclear.
No domingo o diretor da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA), Mike Pompeo, disse que não ficaria surpreso se a Coreia do Norte testasse outro míssil, já que realizou dois testes em julho.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger