quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Saab confirma instalações do programa Gripen BR em São Bernardo

A Saab confirmou na última segunda feira (16), seus planos para instalação de uma unidade industrial em São Bernardo,  qual será responsável pela produção de componentes da fuselagem das aeronaves Gripen, a qual pretende-se não se limitar sua produção ao âmbito do contrato com a Força Aérea Brasileira, mas será incluída no plano estratégico da empresa para fornecer componentes em toda cadeia produtiva dos caças Gripen.
O anuncio ocorre dias após o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, em entrevista à Folha ter apontado o investimento sueco na cidade como apenas tendo sido até o momento uma promessa sem uma real confirmação, e que poderia acionar o Ministério Público Federal caso não houvesse manifestação formal da SAAB sobre os planos para a unidade a ser estabelecida na cidade, fato tendo sido inclusive tema de um esclarecimento publicado pelo GBN News, o qual apresentou aos seus leitores um panorama do programa estratégico.
Eng. Marcelo Lima - Diretor da SAM ( SAAB Aeronáutica Montagens)
Em comunicado à imprensa, foi anunciado o engenheiro Marcelo Lima como diretor geral da SAAB Aeronáutica Montagens (SAM), nome que será adotado pela nova planta industrial da SAAB no Brasil, constando ainda no mesmo que conforme descrito em matéria anterior do GBN News, que o projeto envolvendo a nova planta encontra-se de acordo com o cronograma da empresa, já tendo inclusive sido iniciado o recrutamento e seleção dos profissionais que irão ocupar os postos da nova unidade, restando ainda definir a localização da unidade, a qual fomos informados que está em fase final de seleção.
“O processo seletivo para a contratação dos funcionários da SAM já começou. Após a seleção, eles serão treinados nas instalações da Saab, em Linköping, na Suécia, por até 24 meses. Quando retornarem ao Brasil estarão prontos para iniciar as atividades na fábrica brasileira. Tanto a instalação quanto os treinamentos são parte do programa de transferência de tecnologia da SAAB para o Brasil, iniciado em 2015”, disse Lima.
Um ponto que gera muita controvérsia entre os leitores, foi o recente anúncio do cronograma do programa, o qual define a entrega operacional do primeiro caça em 2021, quando muitos esperavam que fosse 2019. O fato é que tudo encontra-se dentro do programado, em 2019 será entregue sim o primeiro Gripen E BR, sendo entregue a primeira aeronave que irá realizar todo processo de certificações e homologações, á qual irá voar dois anos após a versão sueca do caça. Cabe aqui mais uma vez ressaltar que o Gripen NG foi definido como a opção brasileira em 2013, porém o contrato só foi efetivamente assinado em 2015 e prevê a entrega das aeronaves ao longo dos anos de 2019 e 2024, ressaltando que a primeira entrega á um esquadrão operacional da FAB ocorrerá em 2021.
Em breve iremos publicar uma matéria muito esclarecedora sobre o programa Gripen, em acordo com informações fornecidas pelo Brig. Chã, que palestrou na última terça feira (17) durante o 1 Congresso Internacional de Contra Medidas de Minagem, o qual ocorre na Escola de Guerra Naval e esta sendo coberto pelo GBN News.
Para os brasileiros e leitores do GBN News que se interessam em trabalhar com a SAAB na futura unidade de São Bernardo, a empresa esta recrutando engenheiros e técnicos de montagem. Os currículos podem ser enviados para [email protected]

GBN News - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger