segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Base da ONU é atacada na RDC e soldado é morto

Um soldado da paz da ONU foi morto nesta segunda-feira (9) em um ataque contra uma base das Nações Unidas no leste da República Democrática do Congo pelo grupo armado ugandense das Forças Democráticas Aliadas (ADF), indicou a Missão da ONU na RDC (Monusco).
Doze soldados da paz também foram feridos, informou um porta-voz da Monusco sobre o ataque no território de Beni, uma das divisões administrativas de Kivu do Norte, onde combates opuseram no domingo membros das ADF e o exército congolês.
"A base de Mamundioma foi atacada às 05h30 (00h30 de Brasília) entre Kamango e Mbau", disse a Monusco. Uma "reunião de crise" será realizada na sede da missão na capital congolesa, Kinshasa.
Os capacetes azuis feridos foram evacuados para o hospital da Monusco em Goma, a capital de Kivu do Norte.
As ADF lançaram uma ofensiva há alguns dias no território de Beni, região onde os grupos armados atuam há mais de 20 anos, desde o genocídio ruandês de 1994.
O exército da RDC tem combatido os membros das ADF igualmente no eixo Mbau-Kamango, segundo um porta-voz do exército.
"Os combates são intensos, com armas pesadas e leves. O inimigo cortou grandes árvores que bloqueiam a estrada", disse o capitão Mak Hazukay.
As ADF também são acusadas de ter atacado no sábado uma dúzia de moto-táxis na estrada entre Kamango e Mbau, de acordo com o administrador do território de Beni.
Rebeldes muçulmanos de Uganda presentes no leste da RDC desde 1995, as ADF são acusadas pelo governo congolês e a Monusco de serem responsáveis ​​por mais de 700 assassinatos na região de Beni desde outubro de 2014.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger