sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Cai na Espanha o terceiro Eurofighter em menos de um mês

Na última quinta-feira (12), uma aeronave Eurofighter Typhoon espanhola caiu durante aproximação para o pouso após se apresentar no desfile comemorativo do Dia Nacional daquele país. 

O Eurofighter Typhoon da Força Aérea Espanhola caiu em Albacete, no sudeste de Madri, quando realizava a aproximação para pousar na base aérea de Los Lanos. 

O desfile que começou às 11h e durou cerca de 90 minutos, foi marcado pelo anúncio da perda do Eurofighter  que havia caído às 12:09, durante a aproximação da base aérea de Los Llanos. O piloto não conseguiu ejetar a tempo e veio a óbito no acidente, segundo comunicado do Ministério da Defesa espanhol.

Capt. Borja Aybar Garcia 
O Ministério da Defesa espanhol ainda não tem informações sobre as causas do acidente, o qual será alvo de uma investigação por parte das autoridades competentes. O Eurofighter que se acidentou era pilotado pelo capitão Borja Aybar García de 34 anos, e fazia parte da formação de quatro Typhoons que participaram do desfile em Madri, vindo a cair em Albacete ao retornar para base.

Albacete abriga a base dos Eurofighter Typhoon da Ala 14, sendo a principal base operacional Tática da OTAN na Espanha.

Typhoon espanhol arde após a queda
Esse é o terceiro acidente envolvendo aeronaves do tipo em apenas um mês. O primeiro acidente envolveu um Typhoon saudita que realizava missão contra combatentes Houthi no Iêmen, ocasião na qual a aeronave colidiu contra uma montanha no distrito de Al Wade'a no dia 13 de setembro, acidente ainda sem apresentar uma causa da queda. No dia 24 de setembro, um Typhoon da Força Aérea italiana caiu no mar enquanto realizava sua exibição durante o show aéreo Terracina. 

Não esta claro ainda se os acidentes podem estar interligados por alguma falha nos sistemas da aeronave, o que poderá se confirmado, levar diversos operadores do Eurofighter a suspender suas operações até que o problema seja descoberto e sanado.

GBN News - A informação começa aqui
com agências

0 comentários:

Postar um comentário