quarta-feira, 26 de julho de 2017

Homenagem do GBN ao Capitão Igor S. Bastos

Há exatamente um ano, numa fatídica terça feira, 26 de julho, uma colisão entre duas aeronaves AF-1B (A-4KU) Skyhawk da Marinha do Brasil durante exercícios de ataque de superfície, pôs fim a brilhante carreira do piloto de um dos caças navais, o Capitão de Corveta Igor Simões Bastos.

Após o acidente esperava-se logo localizar e resgatar o experiente aviador naval, mas infelizmente a história não foi escrita assim. Ao longo de 88 dias foram realizadas buscas intensas na esperança de localizar o aviador naval, porém, com passar dos dias as esperanças de se encontrar nosso piloto com vida foi se esvaindo. O mar guardou nosso piloto e sua aeronave, que em seu leito encontrou seu ultimo repouso.

O Capitão-de-Corveta Igor Bastos servia no Esquadrão VF-1 há mais de 7 anos, durante sua carreira contabilizou 877,1 horas de voo. Era considerado um dos pilotos com maior experiência na aeronave modernizada, AF-1B. 

Sua desenvoltura como Aviador Naval lhe conferiu importantes marcas, cabendo destacar: Piloto de Testes das aeronaves AF-1 A/B, Líder de Esquadrilha, Oficial de Sinalização e Pouso (OSP), Instrutor e Padronizador de todos os Estágios Operacionais do Esquadrão VF-1, Checador de cartão de Voo por instrumentos. 

No Esquadrão VF-1, o Comandante Igor Bastos, que já havia sido Chefe do Departamento de Manutenção, exercia a função de Chefe do Departamento de Operações.

Nosso editor teve a oportunidade de conhecer o saudoso aviador: " Tive o prazer de conhecer o Capitão Igor durante um dos portões abertos na BAeNSPA, conversamos um pouco ao lado de um dos "falcões", me contou um pouco sobre a experiência de voar o A-4, era um camarada bem humorado e que conhecia bem sua aeronave. Quando soube do acidente e fui informado de que o Capitão Igor estava no comando do "Skyhawk" que caiu, não acreditei que fosse passar de um susto, onde teriamos apenas a perda da aeronave. Nossa equipe se empenhou na cobertura das buscas, ansiosos por noticiar que nosso amigo havia sido localizado e passava bem, mas infelizmente essa noticia não se concretizou e ficamos muito tristes com a fatalidade. Em minha memória ficou nossa última conversa, onde ambos "sonhavamos" com no futuro ver o VF-1 recebendo aeronaves SeaGripen e um novo NAe na esquadra brasileira...infelizmente perdi um amigo, um verdadeiro brasileiro que honrou a pátria e deu sua vida em prol do cumprimento de sua missão, Um "homem do céu e do mar" o qual tive a oportunidade de conhecer, um raro brasileiro como tantos outros heróis que passam por nós despercebidos no dia a dia, arriscando suas vidas e muitas das vezes não recebem o justo reconhecimento. Eu e toda equipe do GBN News queremos aqui prestar uma justa homenagem ao amigo, o militar, o piloto, ao brasileiro que foi Igor Simões Bastos, e estender aos seus familiares nossas sinceras condolências e sentimentos..."


Angelo Nicolaci
Editor do GBN News
Share this article :

1 comentários:

  1. Perdemos um herói, fica o exemplo aos jovens brasileiros de um patriota que perdeu sua vida no exercício de suas funções , as quais desempenhou com bravura e fibra de herói .

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger