segunda-feira, 10 de julho de 2017

Pyongyong alerta sobre risco de guerra nuclear na península coreana

A Coreia do Norte atacou neste domingo as manobras militares dos Estados Unidos e Coreia do Sul perto da fronteira intercoreana, acusando Washington e Seul de assumirem o risco de uma guerra nuclear na península.
Os dois aliados realizaram no sábado (8) uma demonstração de força, num momento de crescente tensão na península, após o lançamento pela Coreia do Norte de um míssil balístico intercontinental (ICBM) em 4 de julho.
As manobras militares que Washington e Seul realizaram no sábado foram uma "resposta severa" aos potenciais lançamentos de mísseis por Pyongyang, segundo indicou o ministério sul-coreano das Relações Exteriores.
O exercício simulou a destruição por dois caças americanos de baterias de mísseis inimigas, enquanto aviões sul-coreanos realizaram uma série de bombardeios de alta precisão contra postos de comando subterrâneos inimigos.
"Não brinquem com um barril de pólvora", alertou o jornal norte-coreano Rodong, porta-voz do partido único no poder, em um editorial onde acusa os Estados Unidos e a Coreia do Sul de aumentarem a pressão com as suas manobras militares conjuntas.
"Com a sua provocação militar perigosa, os Estados Unidos assumem o risco de uma guerra nuclear na península", escreveu o jornal, descrevendo a península como "o maior barril de pólvora do mundo".
Para Pyongyang, estes exercícios militares são "uma perigosa tática militar dos beligerantes que tentam provocar uma guerra nuclear na península. Uma simples má avaliação ou um erro podem desencadear imediatamente uma guerra nuclear, o que levaria inevitavelmente a uma nova guerra mundial", ameaça o jornal.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger