quarta-feira, 5 de julho de 2017

"HMS Ocean" - Quais os ganhos a Marinha do Brasil?

Diante da possibilidade de uma hipotética aquisição do "HMS Ocean" pela Marinha do Brasil, o GBN News com seu compromisso em trazer a transparência e informação aos seus leitores e amigos, trazemos mais informações sobre a oferta do Porta-Helicópteros "HMS Ocean" pela Royal Navy à nossa marinha.

Como temos acompanhado, no último dia 4 de maio deste ano, houve uma oferta formal realizada pelo governo do Reino Unido para uma possível transferência do navio. Diante desta oferta, a Marinha do Brasil enviou uma comitiva de quatro oficiais para realizar uma visita ao “HMS Ocean” a qual se deu no ultimo mês de junho de 2017. Durante a visita, fora realizada uma avaliação preliminar das condições do navio, e que agora dará inicio a fase de estudos sobre a possibilidade de aquisição deste meio, sendo esta uma segunda etapa no processo que pode vir ou não a concretizar a transferência do navio à nossa marinha. Nesta segunda etapa, a Marinha do Brasil ira enviar 12 militares para realizar uma inspeção mais profunda no "HMS Ocean", onde serão coletadas informações adicionais através de testes operacionais de equipamentos e sistemas da embarcação, o que devera complementar o dossiê sobre a embarcação. 

Durante esta segunda etapa ainda serão levantados os custos operacionais e logísticos, sendo estas informações cruciais para efetivação ou não da opção brasileira pelo "HMS Ocean".

Cabe ressaltar que o Brasil esta sendo apontado como potencial comprador do "HMS Ocean", sendo considerada pelos especialista uma excelente compra de oportunidade, tendo em vista tratar-se de uma embarcação que pode-se considerar "nova", uma vez que foi operada por um período de 19 anos desde que foi comissionado em setembro de 1998, ressaltando que a mesma já passou por uma grande modernização entre 2012 e 2014, quando na ocasião recebeu um novo radar Artisan 3d e outros sistemas.

O então ministro da defesa do Brasil, Raul Jungmann, tem acompanhado a oferta britânica e esta a par dos relatórios gerados pela comissão responsável pela avaliação do navio, e ao que tudo indica o "HMS Ocean" esta muito próximo de integrar a esquadra brasileira, a qual hoje carece de um meio com as capacidades oferecidas pelo "HMS Ocean", principalmente apos a desativação do único Navio Aeródromo brasileiro, o A-12 "São Paulo", o qual deixou a Marinha do Brasil sem um meio capaz de projetar força através de sua força aeronaval, quer seja por aeronaves de asa fixa, quer seja por asas rotativas, sendo a segunda a maior beneficiada com a hipotética aquisição do "HMS Ocean", que pode operar com no máximo 18 helicópteros de médio porte.

O GBN News consultou Alexandre Galante, jornalista especializado em assuntos navais, fundador da trilogia "Forças de Defesa" e que teve a oportunidade de conhecer o "HMS Ocean" de perto.

"Penso que é uma ótima compra de oportunidade para a Marinha, já que o navio dispõe de condições de operar com os helicópteros da Força Aeronaval sem restrições." disse Galante, acrescentando que "o Ocean também fará uma ótima dobradinha com o NDM "Bahia".

"O NDM "Bahia" possui doca alagável; já o "Ocean" possui maior capacidade de operações de desembarque com helicópteros", ainda sobre os ganhos operacionais representados pelo "Ocean", Galante esclareceu que "os helicópteros Seahawk (SH16) e Super Cougar (UH-15) que são empregados no ataque a navios de superfície com mísseis antinavio, não podem operar a bordo dos atuais navios de escolta da Marinha do Brasil, por isso essas aeronaves acabam usando os navios anfíbios como plataformas. O HMS "Ocean" ampliaria o raio de ação desses helicópteros, aumentando a capacidade de controle da área marítima."

O "HMS Ocean", diferente do que muitos especialistas de "super trunfo" e alguns ditos "especialistas" dizem, representaria um grande salto qualitativo no poder naval brasileiro, suprindo em parte a lacuna deixada pela desativação do NAe A-12 "São Paulo" e proporcionando capacidades logísticas ate então inexistentes na força naval brasileira.

O GBN News mantendo seu compromisso de oferecer informações confiáveis e atuais, mantem um um canal junto a Marinha do Brasil, á qual agradecemos pela cordialidade e seriedade com a qual tem nos recebido e estabelecido uma linha de comunicação direta, relacionamento pelo qual nós temos conquistado grande credibilidade dentro de nossa área. Em breve traremos mais informações a cerca do "HMS Ocean".


GBN seu canal de informação e noticias
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger