terça-feira, 4 de julho de 2017

Crise da Coreia do Norte pode 'sair do controle', diz China na ONU

O embaixador da China na segunda-feira (3) advertiu sobre as consequências "desastrosas" se as potências mundiais não conseguirem encontrar uma maneira de aliviar as tensões com a Coreia do Norte, que ele disse que poderia "sair do controle".
O embaixador Liu Jieyi se pronuncia um dia depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou por telefone com o líder chinês Xi Jinping sobre a ameaça representada pelos mísseis da Coreia do Norte e testes nucleares.
"Atualmente, as tensões são altas e certamente gostaríamos de ver uma melhora", disse Liu em entrevista coletiva na sede da ONU, onde a China assumirá a presidência do Conselho de Segurança em julho.
"Se as tensões só aumentam, mais cedo ou mais tarde nós perderemos o controle e as consequências serão desastrosas", disse.
A China tem pedido negociações sobre o desbaratamento do programa nuclear norte-coreano, depois que seu aliado na Ásia realizou dois testes nucleares no ano passado e uma série de testes balísticos neste ano.
A proposta de Pequim para um congelamento dos programas militares de Pyongyang em troca de uma suspensão dos exercícios militares EUA-Coreia do Sul não conseguiu ganhar força.
Os Estados Unidos afirmam que negociarão com a Coreia do Norte caso o país interrompa seus testes nucleares e de mísseis.
Descrevendo a crise com a Coreia do Norte como "muito, muito séria", Liu disse que "outras partes" devem ser "mais estar mais próximas de aceitar e apoiar essas propostas".
"Nós não podemos esperar por muito tempo sem diálogo", acrescentou.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger