quarta-feira, 3 de junho de 2015

Rússia planeja fornecer armas ao Iraque

A Rússia prevê fornecer armas ao Iraque por valores que ultrapassam cem milhões de dólares, informou aos jornalistas o assessor presidencial russo para colaborações técnicas e militares, Vladimir Kozhin.


"São centenas de milhões de dólares", disse Kozhin quando indagado sobre o valor do volume de armas enviadas ao Iraque. Kozhin ressaltou ainda que a Rússia enviará diversos tipos de armamentos. 

"Na essência, são armas de tiro rápidas, equipamentos blindados e equipamentos aéreos", explicou.

O assessor disse que, "por um lado, os Estados Unidos declaram que combatem e ajudam de todos modos possíveis o Iraque a combater o grupo terrorista Estado Islâmico, mas na verdade eles combatem fundamentalmente com nossas armas." 
"Devido às sanções de que sabemos e toda a situação existente com os bancos, temos problemas reais com a entrada de dinheiro procedente das vendas de equipamentos ao Iraque", completou Kozhin. 



A situação no Iraque se mantém instável devido, essencialmente, ao grande alcance dos militantes do EI, que é vinculado à al-Qaeda. A expansão do Estado Islâmico, que se apoderou de uma parte considerável do território do Iraque e da Síria, converteu-se em um dos maiores problemas globais.

O movimento, que conta com cerca de 30 mil integrantes segundo a CIA, proclamou um califado nas áreas tomadas e pretende ampliar sua zona de influência com cálulas atuando na Líbia, no Iêmen e em outras nações do Oriente Médio e do norte da África.


Fonte: Sputnik News

0 comentários:

Postar um comentário