quarta-feira, 17 de junho de 2015

Governo venezuelano autoriza pouso de avião da FAB

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, informou na noite desta terça-feira que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, autorizou o pouso de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) levando uma comissão de senadores que vão manifestar apoio à oposição ao governo venezuelano, que pede a libertação de presos políticos e a definição de uma data para a realização de eleições. O avião deve partir de Brasília rumo a Caracas na madrugada de quinta-feira. Não será autorizada visita a presos políticos.
Wagner esteve no Senado, onde se reuniu com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com os senadores Aécio Neves (PSDB-MG), que lidera o grupo de parlamentares que vai à Venezuela, e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).
"A solução é a melhor possível. O governo venezuelano não havia negado, só não tinha respondido ainda. Eu estava trabalhando com as autoridades diplomáticas e fico feliz que o esforço do silêncio tenha plantado uma solução que é boa para todos", disse. O presidente do Senado afirmou que estava "preocupado" com o impasse e que ficou "aliviado" com a resposta do governo venezuelano.
Aécio considerou o gesto do ministro, de fazer gestões com o governo da Venezuela para que o pouso fosse autorizado, "extremamente correto" e até mesmo "reciprocidade", que o Brasil recebeu na semana passada o presidente da Assembleia Nacional daquele país, Diosdado Cabello. "Ele veio também num avião oficial visitar o Brasil e nós vamos lá, atendendo a um convite das oposições da Venezuela, agora
de forma oficial, numa aeronave oficial. Nós achamos que foi uma decisão acertada tanto do governo brasileiro quanto do governo venezuelano", disse Aécio.
Segundo ele, a chegada a Caracas está prevista para as 11h30 de quinta-feira e consta da programação, organizada pela oposição daquele país, "fazer um chamamento à libertação dos presos políticos e também clamar pela definição da data das eleições parlamentares naquele país sob a fiscalização também de organismos internacionais".
A relação dos integrantes da comitiva será definida amanhã, mas estão previstos, ao menos, Aécio, Aloysio Nunes, José Agripino (RN), presidente do DEM, Ronaldo Caiado (GO), líder do DEM, Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e Sérgio Petecão (PSD-AC).
"A Venezuela comunicou a Embaixada do Brasil, que me comunicou que estava autorizando o pouso do avião da FAB e eu vim trazer a notícia ao presidente Renan e para o presidente Aloysio, da Comissão de Relações Exteriores (CRE). A solução, para mim, é a melhor possível", disse Wagner.

Fonte: Valor Econômico
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger