terça-feira, 23 de junho de 2015

Forças afegãs recuperam distrito estratégico tomado pelo Taliban

As forças governamentais afegãs retomaram nesta terça-feira o controle de um distrito estratégico perto da cidade de Kunduz, norte do país, depois que combatentes do Taliban ameaçaram capturar uma capital provincial pela primeira vez desde que foram destituídos do poder em 2001.
A vitória desta terça-feira ocorre num momento em que o movimento militante islâmico tem intensificado sua ofensiva na guerra, seis meses após a maioria das tropas estrangeiras ter se retirado do país.
Um dia antes, um carro-bomba do Taliban e seis homens armados lançaram um ataque ousado contra o Parlamento afegão em Cabul. Todos os militantes foram mortos. Um civil também morreu e pelo menos 30 pessoas ficaram feridas.
A violência em Cabul, na província de Kunduz e em outras regiões tem deixado as forças de segurança do Afeganistão sob a mais intensa pressão desde que a maioria das tropas de combate da Otan se retirou do país, e não parece haver nenhuma maneira fácil de sair da crise.
"A guerra continua a ganhar intensidade", disse Graeme Smith, veterano analista da situação afegã no International Crisis Group. "E o mais preocupante é que a natureza dos ataques está se tornando mais grave: em vez de ações pontuais contra comboios, estamos falando agora de batalhas que duram dias."

Na linha de frente nos arredores de Kunduz, no norte, o Exército e a polícia afegãos expulsaram os talibãs para o distrito de Chardara, que os insurgentes tinham capturado dois dias antes, disse o chefe da polícia provincial, Abdul Saboor Nasrati.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger