terça-feira, 13 de setembro de 2016

Sete previsões tecnológicas de Star Trek que se concretizaram até 2016

Nesta semana a série de televisão "Star Trek - Jornada nas Estrelas" completou 50 anos.
O universo de ficção científica criado por Gene Roddenberry em 1966 se transformou em um fenômeno e objeto de culto no mundo inteiro.
Na série, a tripulação da USS Entreprise se depara com situações que imaginam como seriam e como viveriam os humanos do futuro, em busca de novos mundos e tecnologias.
Meio século depois da transmissão do primeiro episódio, podemos afirmar que muitas das "profecias tecnológicas" da série se transformaram em realidade.
Algumas das tecnologias usadas pelo personagem do capitão Kirk (interpretado por William Shatner), Spock (Leonard Nimoy), entre outros, nos mostravam a cada capítulo ideias inovadoras para a época, mas que hoje fazem parte de nosso cotidiano. Outras, como o teletransporte, continuam sendo ficção.
Veja abaixo algumas das previsões corretas de Star Trek para o futuro.

1. O telefone celular

CBS/GettyImage copyrightCBS/GETTY
Image captionO comunicador do capitão Kirk foi uma espécie de previsão do telefone celular
O telefone celular é provavelmente a invenção mais famosa que Star Trekconseguiu prever.
O inventor do aparelho, Martin Cooper, reconheceu abertamente que teve a ideia assistindo a um dos capítulos da série.
O episódio mostrava o capitão Kirk se comunicando com o resto da tripulação através de um intercomunicador, um aparelho que podia ser aberto e que permitia que ele falasse com o interlocutor apenas chamando-o pelo nome.
Na década de 1960 estes "comunicadores" - que hoje chamamos de celulares - não passavam de ficção científica. Mas em 1973 foi feita a primeira chamada através de um telefone móvel. E agora este aparelho se transformou em uma ferramenta indispensável em nossas vidas.

2. O computador pessoal

CBS/GettyImage copyrightCBS/GETTY
Image captionEm 'Star Trek' os computadores pessoais eram parte do cotidiano dos personagens
Na época da estréia de Star Trek os computadores eram enormes e seus preços exorbitantes.
A ideia de poder ter um computador pessoal que poderia ser usado todo dia era completamente absurda.
Mas Roddenberry criou um mundo no qual os computadores eram fundamentais para muitas atividades da vida cotidiana e estavam nas salas de reuniões e onde mais uma pessoa pudesse precisar.
A série mostrava os PCs de escritório e de uso pessoal, bem maiores do que os que conhecemos hoje. Mas já antecipando um futuro ainda distante.
Hoje o computador pessoal é menor e comum no trabalho e nas casas. Além disso, evoluiu com o tempo até não depender mais de cabos, algo que Star Trektambém previu.

3. O tablet

CBS/Photo ArchiveImage copyrightCBS/PHOTO ARCHIVE
Image captionOs tripulantes da USS Enterprise usavam um tablet com touchscreen
O capitão Kirk, Spock e outros personagens apareceram em alguns episódios usando um aparelho muito parecido com o que hoje conhecemos como tablet.
Os tripulantes da USS Enterprise usavam um lápis de plástico, semelhante à caneta que se usa em alguns modelos de tablets. E, claro, o tablet de Star Trektambém tinha tela sensível.
O primeiro tablet foi lançado no mercado apenas em 1989, mas sem muito sucesso. Duas décadas mais tarde foi lançado o iPad, da Apple.

4. Tomografia e ressonância

CBS/GettyImage copyrightCBS/GETTY
Image captionO dr. McCoy usava um aparelho que já previa o diagnóstico por imagens
Outro membro da tripulação da USS Enterprise, o dr. McCoy, tinha um pequeno dispositivo que era capaz de realizar um diagnóstico sem precisar fazer cirurgias no corpo de uma pessoa.
O aparelho portátil foi uma espécie de previsão da criação da tomografia computadorizada, da ressonância magnética e de outros tipos de aparelhos de diagnóstico por imagens.
É claro que, na série, o aparelho cabia na palma da mão do dr. McCoy. Hoje estas máquinas de diagnóstico por imagens são enormes, mas o funcionamento é praticamente idêntico.
McCoy também tinha um "tricorder", um dispositivo portátil para escanear e analisar dados médicos, fazendo diagnósticos completos em alguns segundos.
Getty ImagesImage copyrightGETTY IMAGES
Image captionO tricorder, por enquanto, ainda não existe
Este aparelho ainda não existe, mas pesquisadores estão há anos trabalhando para sua criação.

5. O GPS

Viajar em Star Trek era possível através de teletransporte, entre outros meios.
Ainda não conseguimos viajar deste jeito, não somos capazes de nos desmaterializar e teletransportar, mas usamos uma tecnologia parecida a do teletransporte para chegar a determinados lugares.
CBS/GettyImage copyrightCBS/GETTY
Image captionO teletransporte usava um sistema de coordenadas parecido com o GPS
O GPS usa sistemas de localização bem semelhantes aos usados pela máquina futurista idealizada por Roddenberry na década de 1960.

6. As memórias USB

Acumular dados em um dispositivo pequeno era uma ideia muito distante na década de 1960.
Na nave de Star Trek os tripulantes usavam pequenos discos quadrados e planos de 7 centímetros. Eles eram inseridos no computador central e serviam exatamente para guardar dados.
CBS/GettyImage copyrightCBS/GETTY
Image captionSpock usava uma espécie de USB para baixar dados no computador
Hoje usamos memórias USB que permitem o armazenamento de documentos, fotos, vídeos e todo tipo de dado. E, da mesma maneira que Spock costumava fazer com seus discos na USS Enterprise, encaixamos a memória USB em pequenas entradas no computador.

7. Telas planas gigantes

Os monitores dentro da USS Entreprise eram telas planas e grandes. Este conceito foi revolucionário em uma época em que as telas dos aparelhos de televisão das casas tinham um tamanho reduzido e eram curvas.
CBS/GettyImage copyrightCBS/GETTY
Image caption'Star Trek' previu as televisões de telas planas, finas e tamanho grande
Agora as televisões têm telas planas e finas e estão cada vez maiores.
De novo, a realidade superou a ficção.

Fonte: BBC Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger