terça-feira, 13 de setembro de 2016

Kalashnikov apresenta novas armas para arsenal russo

O grupo empresarial Kalashnikov apresentou uma nova coleção de armas ligeiras, entre as quais a metralhadora RPK-16 e fuzis de precisão SVK, que integrarão o arsenal russo. O armamento foi demonstrado durante o fórum de técnica militar “Army 2016”, realizado entre 6 e 11 de setembro, nas proximidades de Moscou. 

Com calibre 5,45 milímetros, a nova metralhadora RPK-16  é uma versão bastante modernizada do modelo soviético RPK-74.

Apesar de ainda eficaz, de acordo com o diretor-geral do grupo empresarial Kalashnikov, Andrêi Kirissenko, a antiga RPK-74 tem uma série de desvantagens.
“O carregador tem capacidade para apenas 45 cartuchos. Assim, o modelo soviético é muito grande e pesado, e impede, por exemplo, o desembarque de veículos blindados. Mas a RPK-74 provou ser uma arma confiável em combate sob quaisquer circunstâncias meteorológicas. Por isso, decidimos não reinventar a roda, mas adaptar o modelo antigo às necessidades atuais", disse Kirissenko à Gazeta Russa. 

A nova RPK-16 é equipada com trilhos Picatinny, o que permite a instalação de qualquer tipo de mira ótica - desde a de visão noturna, térmica ou colimadora até a mira especial para atiradores de elite.

"A metralhadora pode disparar tiros únicos e derrubar alvos com diâmetro de 20 cm que estejam a uma distância entre 300 e 400 metros. A RPK-16 ainda pode atingir alvos maiores a uma distância de 800 metros", explica Kirissenko.
A versão atualizada da arma também recebeu um novo carregador com capacidade de 96 cartuchos. Além disso, a RPK-16 pode utilizar os carregadores clássicos dos fuzis AK-74M, usados até hoje pelo Exército russo. 

A nova metralhadora pesa apenas 4,5 kg, enquanto o peso da RPK-74 é de quase 10 kg.

"Os soldados avaliarão a nova arma e aperfeiçoaremos o produto com base em seus comentários. As unidades do Serviço de Segurança Federal e da Guarda Nacional da Rússia já mostraram interesse pela RPK-16”, disse Kirissenko.
Segundo uma fonte no complexo militar que não quis ser identificada, a RPK-16 substituirá a metralhadora Petcheneg, usada atualmente pelas Forças Armadas russas. 

Fuzil de precisão SVK 

O grupo empresarial Kalashnikov apresentou ainda dois modelos de teste do fuzil de precisão semiautomático SVK, que utiliza cartuchos russos de 7.62 x 54 mm e da Otan, de 7.62 x 51 mm. 

Segundo os desenvolvedores, o SVK deverá substituir o fuzil de precisão Dragunov (SVD).

"O SVD foi desenvolvido há meio século e, hoje, seu potencial está esgotado. O novo fuzil semiautomático é mais fácil de usar e mais compacto. O fuste da coronha não é apoiado no cano, o que aumenta a precisão do tiro, e a coronha dobrável permite um uso mais efetivo em combate", diz Kirissenko.
"A principal vantagem do SVK é o peso. O fuzil alemão Heckler & Koch, por exemplo, pesa 7,5 kg, enquanto o novo modelo russo tem apenas 4,2 kg. Mesmo com o peso reduzido, porém, a precisão e o alcance do tiro do SVK não são menores”, completa. 

O alcance efetivo do SVK é de até 1 km. O carregador tem capacidade para 10, 15 ou 20 cartuchos.


Fonte: Gazeta Russa
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger