domingo, 4 de setembro de 2016

EUA e Rússia chegam perto de acordo sobre Síria, mas impasses ainda travam anúncio

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse neste domingo que os Estados Unidos e a Rússia estão buscando um acordo de cessar-fogo na Síria e que ambos os lados devem se reunir na segunda-feira.
"Ainda não chegamos lá", afirmou Obama a repórteres depois de se encontrar com a primeira-ministra britânica, Theresa May, nos bastidores do encontro do G20, na cidade chinesa de Hangzhou.
"Temos graves diferenças com os russos quanto aos lados que apoiamos, mas também quanto ao processo necessário para levar paz à Síria", disse.
No campo de batalha, as forças do governo sírio e seus aliados obtiveram uma importante vitória ao recapturar regiões no sudoeste de Aleppo, capturadas por rebeldes no mês passado, informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.
Um acordo que cessaria a batalha e permitiria a chegada de ajuda humanitária parecia que seria anunciado pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o ministro das Relações russo, Sergei Lavrov. Mas Kerry chegou sozinho após o encontro e disse que ainda havia alguns itens a serem acordados.
Autoridades de EUA e Rússia, que apoiam lados diferentes na guerra civil síria, iniciada há cinco anos, realizaram vários encontros desde a viagem de Kerry a Moscou, em julho, com uma proposta de interromper os conflitos.
O cessar-fogo seria supervisionado pelas inteligências de dois países, em cooperação para atacar o Estado Islâmico e outros grupos militantes. Para o plano dar certo, a Rússia teria que convencer o presidente sírio, Bashar al-Assad, a deixar sua Força Aérea em solo.

A guerra já matou 250 mil pessoas e desalojou 11 milhões, causando uma crise de refugiados no Oriente Médio e na Europa e contribuindo para o crescimento de grupos militantes. 
Moscou apoia Assad com bombardeios contra a oposição, enquanto os EUA ajudam alguns grupos rebeldes que querem derrubar o presidente e se apresentam como Exército Livre da Síria.
A Casa Branca disse que Obama e o presidente russo, Vladimir Putin, terão a chance de conversar informalmente nos bastidores do G20.
O vice-chanceler russo, Sergei Ryabkov, afirmou que um acordo está próximo, mas que não se pode prever quando será finalizado.
"Estamos conversando sobre assuntos sérios, de implementar um cessar-fogo. Estamos próximos do acordo, mas a arte da diplomacia requer tempo", explicou.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger