sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Quarteto da paz alerta para assentamentos de Israel

O chamado "Quarteto" de mediadores da paz no Oriente Médio disse nesta sexta-feira que se opõe com veemência à atividade em andamento nos assentamentos de Israel, alertando que ela cria o risco de acabar com a chance de uma solução de dois Estados com os palestinos.
As conversas de paz, que vislumbram um Estado palestino em territórios que Israel capturou na Guerra dos Seis Dias em 1967, fracassaram dois anos atrás, depois de nove meses de discussões em grande parte infrutíferas patrocinadas pelos Estados Unidos.
O clima político áspero entre israelenses e palestinos torna um progresso improvável. Nem o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, nem o presidente palestino, Mahmoud Abbas, mostraram sinais de conciliação durante seus discursos na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
"O Quarteto enfatizou sua forte oposição à atividade em andamento nos assentamentos, que é um obstáculo para a paz, e expressou o grave temor de que a aceleração da construção e expansão dos assentamentos... (estejam) erodindo continuamente a viabilidade da solução de dois Estados", disse o Quarteto em um comunicado nos bastidores da cúpula anual da ONU.
O grupo, composto por EUA, ONU, União Europeia e Rússia, divulgou um relatório em julho pedindo que Israel interrompa sua política de construção de assentamentos em terras ocupadas e de restrição ao desenvolvimento palestino, mas a atividade não deu sinais de diminuição.

Fonte: Exame
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger