segunda-feira, 4 de julho de 2016

Turquia propõe cooperação com a Rússia em luta contra Estado Islâmico

A Turquia propôs cooperar com Moscou para combater o Estado Islâmico na Síria, dando a entender que pode disponibilizar sua Base Aérea de Incirlik para a Rússia, comentários que enfatizam uma retomada dos laços afetados no ano passado, quando a Turquia abateu um avião de guerra russo.
Moscou se comprometeu a ressuscitar a relação depois que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, lamentou a derrubada da aeronave na semana passada, na qual o piloto morreu, perto da fronteira síria. A Rússia havia rompido virtualmente todos os laços econômicos e proibido turistas de visitarem estâncias turcas.
"Iremos cooperar com todos contra o Daesh (acrônimo árabe para o Estado Islâmico). Estamos fazendo isso já há algum tempo, e abrimos a Base Aérea de Incirlik para aqueles que quiserem se unir à luta ativa contra o Daesh", disse o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, em entrevista à rede de televisão estatal TRT Haber no domingo.
"Por que não cooperar também com a Rússia nestes termos? O Daesh é nosso inimigo em comum, e precisamos combater este inimigo."
O Kremlin descreveu a indicação de que a Turquia poderia abrir a base de Incirlik como uma "declaração séria", embora tenha dito que ainda não fez nenhum contato com Ancara a respeito do assunto.

Embora tanto Turquia quanto Rússia reconheçam a ameaça do Estado Islâmico, os dois países estão em lados opostos do conflito na Síria, o que provoca dúvidas sobre a viabilidade do uso russo de Incirlik.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger