segunda-feira, 11 de julho de 2016

Como a tecnologia da guerra esta presente em sua vida hoje?

Como a tecnologia da Guerra esta presente na sua vida hoje? Você já percebeu que ela esta presente em nosso dia a dia? Com certeza você agora esta fazendo uso de uma tecnologia que foi desenvolvida a partir daquele conflito. Vamos conhecer nesta matéria do GBN um pouco das tecnologias militares que trouxeram a nós mais conforto, segurança e comodidade longe dos campos de batalha.

A guerra é no mundo um mal necessário, pois o avanço tecnológico impulsionado pela necessidade de se possuir a capacidade de subjulgar o inimigo nos campos de batalha sempre foi na história humana a mola mestra de todo desenvolvimento humano.

Muitas das tecnologias que usufruimos hoje são oriundas dos campos de batalhas, desde os processadores e componentes do seu computador, ao sistema de criptografia do seu celular, ou ainda do seu simples microondas. São muitas as citações que podemos fazer, nossa tecnologia nasce básicamente das necessidades militares e delas são aperfeiçoadas ou adaptadas ao uso civil.

Vamos conhecer alguns exemplos:

Você sabe que a 2ªGM foi um divisor de águas na tecnologia moderna, nunca em tão pouco tempo o homem avançou tanto tecnológicamente. A aviação é o campo que reúne o maior número destes desenvolvimentos, de onde saimos dos motores a pistão para o jato, dos pequenos biplanos para os grandes bombardeiros, das aeronaves limitadas em autonômia para as capazes de cruzar vários quilômetros sem reabastecimento, e da facilidade de manobra de tais "aves".

Hoje só é possível cruzarmos os céus diminuindo grandemente as distâncias graças aos motores a reação ou turbinas como são conhecidos, que embora não tenham sido criados originalmente na 2ªGM, foram desenvolvidas e postas em uso durante o conflito, sendo notável seu uso na Alemanha. Onde também se desenvolveu mecanismos aerodinâmicos que revolucionaram a manobrabilidade dos aviões e tornaram mais segura e confiável a aviação hoje, como é o caso dos Slats e flaps, dois mecanismos que tornaram o messerschimitt BF-109 o mais mortal caça do inicio daquele conflito e os sistemas radares. Hoje tais tecnologias estão presentes em nosso dia a dia quando viajamos de avião ou simplesmente olhamos para os céus e vemos estas grandes aves de metal sobrevoando nossas cabeças.

O que um radar tem em comum com sua cozinha? Se você possui um microondas eu digo que muito em comum, uma vez que uma das principais peças do seu aparelho, o Magnetron, foi desenvolvido durante a 2ªGM, onde foram descobertas as microondas que foram aplicadas nos radares, reduzindo suas dimensões e aumentando a eficiência de detecção de aeronaves. Esta mesma peça que é o principal item de um radar, esta presente em forma miniaturizada e com menor potência, dentro de seu microondas.

As comunicações também passaram por um boom em seu desenvolvimento nesta mesma época, nascendo da necessidade de manter a comunicação com diversas frentes de batalha e principalmente de maneira que o inimigo não pudesse saber o que se transmitia, na mesma Alemanha foi desenvolvido o mais engenhoso e complexo sistema de criptografia do mundo, o sistema enigma, que por quase todos os anos do conflito fez com que os aliados mobilizassem uma grande massa de cientistas para conseguir quebrar o código daquela engenhosa máquina, e que só foi possivel próximo ao fim do conflito com a captura de alguns exemplares. Você deve estar se perguntando onde o enigma esta presente em minha vida? Esta no seu celular. O sistema de criptografia usado hoje é baseado naquele desenvolvido lá atrás no Enigma.

A tecnologia que possuimos hoje de transmissão via satélites, análises meteorológicas através de satélites, bem como todo o avanço humano no espaço, só foi possivel devido ao desenvolvimento das bombas voadoras V1 e V2, que deram um ponta pé inicial no desenvolvimento pós-guerra aos programas espaciais ao redor do mundo.

Ainda falando na tecnologia espacial, o GPS usado hoje na aviação civil e mesmo em carros, que dá segurança e a posição em tempo real, descartando os cálculos e mapas, nasceu durante a "Guerra Fria" como um sistemas exclusivo de uso militar do EUA.

Muitas pessoas criticam o investimento no desenvolvimento de tecnologias militares, fechando os olhos ao fato de que praticamente toda tecnologia militar recebe posterior utilização civil.

Aqui no Brasil é comum vermos o repúdio ao desenvolvimento de tecnologias militares, esquecendo que tais tecnologias são em grande parte passiveis de utilização também no campo civil.

Como último exemplo de como a guerra esta presente em nossas vidas, eu cito a tecnologia de diagnóstico médico por imagem, seja ele de um simples raio-x ou de um complexo sistema de tomografia computadorizado, hoje imprescindíveis no diagnóstico de diversos quadros clínicos. A famosa tecnologia nuclear de imagem, so foi possível graças ao desenvolvimento das bombas nucleares que arrasaram Hiroshima e Nagasaki, onde descobriu-se o potêncial daquela fonte de energia no uso civil, seja ele clínico ou energético, trazendo a nós hoje conforto, segurança e comodidade.

Em breve nós lançaremos uma série sobre este ponto importante a ser fomentado em nossa sociedade, as tecnologias nascidas na guerra que hoje fazem toda diferença em nosso dia a dia.

Para concluir esta matéria, eu convido a você leitor, postar aqui um comentário citando uma das tecnologias advindas da guerra que você vê como sendo primordial no dia a dia de nossa sociedade.

Um grande abraço a todos

Angelo D. Nicolaci
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger