quinta-feira, 14 de julho de 2016

Curitiba tem melhor aeroporto; Cuiabá, o pior, aponta pesquisa do governo

O aeroporto de Curitiba, no Paraná, foi eleito o melhor do país, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. O mais mal avaliado foi o aeroporto de Cuiabá, no Mato Grosso.
A pesquisa ouviu 13.452 passageiros dos 15 maiores aeroportos do país. Ela se refere ao segundo trimestre de 2016 - o governo faz o levantamento a cada três meses.
Veja ao fim desta reportagem a nota média de cada um dos aeroportos.
Os passageiros deram notas para 38 itens e serviços do aeroporto, como tempo de espera em fila de check-in e na restituição de bagagem, limpeza dos banheiros e preço da comida vendida dentro do terminal.
Cada um recebeu uma nota de 1 a 5. Com base nelas foi atribuída uma nota média para os aeroportos.
Avaliação

O aeroporto de Curitiba obteve a maior nota média: 4,64. Já Cuiabá, que ficou na última posição, teve nota média 3,36.

Apesar de ter recebido a melhor nota geral, Curitiba aparece na pesquisa com a pior nota em relação à qualidade da internet disponibilizada. Por outro lado, recebeu a maior avaliação em itens como a disponibilidade de sanitários, disponibilidade de assentos na sala de embarque, limpeza do aeroporto, sensação de segurança e velocidade de restituição de bagagens.
O aeroporto da capital do Mato Grosso ficou com as piores notas sobre limpeza e conforto térmico, além da qualidade da sinalização, da disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo, da disponibilidade de sanitários e de assentos na sala de embarque, entre outros itens.
Tanto o aeroporto de Curitiba quanto o de Cuiabá são administrados pela Infraero. O G1 entrou em contato com a empresa e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.
Na pesquisa anterior, referente ao primeiro trimestre de 2016, o aeroporto de Campinas, em São Paulo, havia sido o mais bem avaliado. Agora, ele ficou na 5ª posição. Cuiabá já tinha sido o mais mal avaliado no trimestre passado.
Satisfatório

De acordo com a pesquisa, o índice geral de satisfação dos passageiros com os 15 maiores aeroportos brasileiros ficou em 86%, o mesmo registrado no primeiro trimestre.

O resultado indica, segundo o ministério, que a maioria dos passageiros deu nota 4 (bom) ou 5 (muito bom) aos aeroportos, na escala que vai de 1 a 5.
Para o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, o resultado da pesquisa foi "extremamente satisfatório".
Questionado sobre o leilão do aeroporto de Cuiabá, Quintella disse que há uma proposta de que a concessão pudesse também "integrar aeroportos regionais", mas não deu detalhes. Segundo o ministro, o governo está estudando o assunto.
Notas finais

Os 15 maiores aeroportos do país são responsáveis por 80% da movimentação de passageiros.

Veja abaixo o ranking completo com as respectivas notas gerais de satisfação do passageiro (de 1 a 5) em cada aeroporto:
1. Curitiba: 4,64
2. Santos Dumont: 4,44
3. Guarulhos: 4,40
4. Recife: 4,36
5. Campinas: 4,34
6. Fortaleza: 4,28
7. Manaus: 4,24
8. Confins: 4,20
9. Natal: 4,20
10. Porto Alegre: 4,18
11. Brasília: 4,11
12. Congonhas: 3,99
13. Galeão: 3,91
14. Salvador: 3,76
15. Cuiabá: 3,36


Fonte: G1 Notícias
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger