sexta-feira, 11 de outubro de 2013

UE fornecerá dez veículos blindados para ajudar Opaq na Síria

 
A União Europeia fornecerá dez veículos blindados para ajudar aos inspetores e técnicos da Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) em seu trabalho na Síria, informou nesta sexta-feira o porta-voz das Relações Exteriores do Executivo da comunidade, Michael Mann.
 
A entrega do material é fruto de um contrato assinado hoje, cujo valor beira os 2 milhões de euros, disse Mann.
 
Ele detalhou que oito dos veículos "chegarão na semana que vem a Beirute para serem levados de barco até a Síria". Os outros dois percorrerão o mesmo trajeto "pouco depois".
 
Além disso, lembrou que a UE já havia fornecido no último ano outros 25 veículos blindados, por isso a contribuição total chega a 35 veículos.
 
Do ponto de vista econômico, a contribuição sobe para cerca de 7 milhões de euros.
 
O porta-voz explicou que o material faz parte da assistência global que a comunidade promove para ajudar a eliminar as armas químicas na Síria.
 
Além de veículos, a ajuda inclui a entrega de "mapas detalhados" da missão, que a União enviou tanto à ONU como à Opaq, acrescentou Mann.
 
O porta-voz lembrou, nesse contexto, que a UE dispõe de um serviço de informação e ajuda encarregado de transmitir aos Estados-membros os pedidos da Opaq.
 
Essa ajuda se inscreve no objetivo de "fazer tudo que for o possível para encontrar uma solução na Síria", ressaltou, indicando que a UE seguirá insistindo na necessidade de realizar uma conferência internacional de paz em Genebra "o mais rápido possível para dar fim à luta".
 
Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger