sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Canadá de olhos nas aquisições de defesa

O governo do Canadá , lidando com uma série de problemas em seus programas de aquisições de defesa bilhonários que estão fora dos trilhos, diante disto vai lançar uma revisão do seu sistema de compras nos próximos meses .

Estão em curso esforços para reduzir a quantidade de tempo que as forças militares canadense levam para determinar seus requisitos para novos equipamentos, segundo funcionários do governo.
A decisão do governo do Partido Conservador também está considerando a criação de uma agência de compras de defesa em separado ou um secretariado que irá supervisionar o processo de aquisição dirigida por três departamentos do governo federal , de acordo com fontes do governo .

O Canadá tem lidado com uma série de aquisições militares fracassadas ou controversas ao longo dos últimos anos :

■ A aquisição de caças F-35 JSF foi reiniciada após as alegações levantadas no Parlamento que a decisão do governo do Partido Conservador é um erro diante do alto custo do jato de combate.

■ A compra de novos veículos blindados para o Exército teve que ser reiniciado duas vezes por causa de vários problemas com o processo de aquisição.

■ A aquisição de novos caminhões do Exército está em andamento desde 2004 , mas também teve que ser reiniciado várias vezes por causa de problemas de aquisição.
A data de assinatura do contrato ainda não foi determinada, mas os veículos não serão disponibilizados antes de 2017.

■ A compra de uma nova frota de aeronaves de busca e resgate levou mais de nove anos , e o governo ainda não está pronto para aceitar as propostas da indústria .

Houve também denúncias de políticos e alguns na indústria que os requisitos foram concebidos para favorecer um determinado equipamento , ou que os militares mudaram as especificações do equipamento depois de um contrato ter sido fechado.

"Eles têm que fazer alguma coisa, uma vez que o sistema de compras está quebrado ", disse Alan Williams, um ex- assistente do vice-ministro responsável pela aquisição do Departamento de Defesa Nacional .

O governo canadense reconheceu que mudanças devem ser feitas.
No final de maio e novamente em julho, então o ministro adjunto da Defesa Kerry Lynne Findlay, disse a representantes da indústria que o departamento tinha a intenção de agilizar o processo .

O porta-voz do Departamento de Defesa Jessie Chauhan, também observou em um e-mail que várias opções estão sendo testadas dentro do departamento.

" Prevê-se que a economia de tempo será substancial e encontrada em todo o processo", acrescentou.

Fontes acreditam que o governo irá apresentar um novo secretariado para supervisionar as aquisições.
Secretarias similares foram estabelecidas em uma base limitada pelo governo do Partido Conservador para supervisionar o projeto de substituição dos caças F/A-18 e a aquisição de novos navios.

"O problema com a criação de um secretariado é que ele realmente não muda o atual sistema, onde você tem três ministros responsáveis ​​pela aquisição ", disse Williams.

Esses três ministros trazem com eles três níveis distintos de burocracia , o que pode interromper ou atrasar a aquisição de equipamentos , acrescentou.

Williams disse que o governo deveria criar uma agência de compras de defesa separada ou colocar apenas um ministro encarregado das aquisições.

Até que um ministro seja considerado responsável, os contratos de defesa serão sempre sobrecarregados com as ineficiências, atrasos e custos desnecessários , Williams argumenta.

Um relatório da Associação Canadense de Defesa e Segurança da Indústria ( CADSI ) , lançado em 2010, também recomendou um único ponto de responsabilidade para a aquisição .
O governo poderia criar uma agência de compras de defesa em separado , ou pode atribuir a responsabilidade por todas as aquisições a  um ministro de um departamento federal existente, tomou conhecimento do relatório CADSI , produzido a pedido do governo federal.

"A ausência de um único ponto de responsabilidade ministerial no governo diminui e aumenta os custos para o processo de aquisição e enfraquece a capacidade do governo para defender o interesse nacional do Canadá e conseguir um forte retorno econômico sobre o investimento ", o estudo CADSI apontou.

Não é a primeira vez , no entanto, que o governo conservador prometeu reformular os contratos de defesa.
Em 19 de novembro de 2008, o então governador-geral Michaelle Jean anunciou que a fixação do sistema de aquisição seria uma prioridade para os conservadores .

"Os processos mais simples e ágil , será mais fácil para as empresas fornecer produtos e serviços para o governo , e vai entregar melhores resultados para os canadenses ", disse ela em 2008 em seu o discurso.

Pouco veio dessa promessa , políticos da oposição apontam.

Jack Harris, o crítico de defesa do Novo Partido Democrático , a oposição oficial na Câmara dos Comuns , disse que há problemas contínuos com a falta de concorrência em licitações , bem como o que ele chamou de " deformação das exigências ", o que eleva o custo
dos programas de aquisição .

Ele lembrou o exemplo do Exército que continua mudando as exigências para os caminhões de médio porte que quer comprar. Harris disse que a compra do caminhão deveria ter sido relativamente simples , no entanto, vem acontecendo há mais de nove anos.
Fonte: GBN com agências de notícias
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger