domingo, 20 de outubro de 2013

Governo e Exército canadense divergem sobre compra de blindados

 
O Exército do Canadá está em cabo de guerra com o governo sobre a possibilidade de prosseguir com a compra de uma nova frota de veículos blindados.
A decisão do governo do Partido Conservador anunciou em 2009 que iria comprar 108 carros de combate. O programa CCV iria fornecer ao Exército um veículo de combate de infantaria com peso médio entre 25 e 45 toneladas.
O projeto pode custar 2 bilhões, incluindo a opção de compra de mais 30 veículos.
Mas o Exército, lidando com uma redução de 22% do orçamento, tem pressionado para cancelar o projeto CCV , segundo fontes militares, do governo e da indústria, e quer redirecionar o dinheiro para compensar as reduções orçamentárias. Mas o governo até agora tem se recusado .
Um alto funcionário do governo observou que era o Exército que originalmente fez o lobby para os veículos, que alegou serem vitais para as operações de combate.
"Depois de fazer um caso muito forte de que precisavam dos novos blindados, eles mudaram de idéia e esperavam fechar o processo", explicou o oficial. " Bem, ele simplesmente não funciona assim. "
O funcionário observou que os militares tem ainda de apresentar um argumento convincente de que a compra deve ser cancelada.
A BAE Systems ofertou o CV- 90 para o programa, enquanto a General Dynamics ofereceu o Piranha 5. A Nexter da França entrou com seu VBCI na competição .
O Departamento de Defesa Nacional e das Forças Canadenses não quis comentar sobre o desejo do Exército para sabotar o programa CCV. Em vez disso, um porta-voz do Departamento de Defesa enviou um link para o site do CCV ao governo e observou que o vencedor será anunciado em breve.
Fontes do setor dizem que o vencedor já foi selecionado, mas nenhum anúncio está previsto neste momento.
A posição do Exército tem recebido apoio de alto escalão. O general Rick Hillier, da reserva , ex-chefe do Estado-Maior de Defesa , argumentou que faz sentido cancelar o programa.
Hillier disse à rede de televisão CTV em 23 de setembro que as atualizações em curso na frota de veículos blindados leves  do Exército, os LAV III, nega a necessidade do CCV .
" Eu realmente acho que não temos mais a necessidade de um novo veículo de combate, e nós poderíamos economizar 2 bilhões lá e ajudar a assimilar os cortes de orçamento das forças canadenses ", disse Hillier .
Uma conclusão similar foi expressa em um relatório de 18 de setembro produzido pelo Canadian Center for Policy Alternatives e o Instituto Rideau .
O Canadá está atualizando 550 LAV III , melhorando a sua capacidade de sobrevivência e capacidade de manobra e tornando-os tão fortemente armados e blindados como os ccvs, segundo os autores Michael Byers e Stewart Webb argumentaram em seu relatório de 40 páginas.
" Ao usar 2 bilhões de dólares em veículos que Exército canadense não quer e nem precisa , o governo está abdicando de sua responsabilidade em equipar e treinar nossos soldados corretamente, e fornecer responsabilidade fiscal ", disse Byers .
O Exército do Canadá está sofrendo a maior partedos cortes de gastos do governo, que atinge a pasta de defesa e foi obrigado a reduzir a formação e atrasar alguns programas importantes. Este ano, o comandante do Exército, tenente-general Peter Devlin, e outros oficiais confirmaram que o orçamento estava sendo cortado em 22%.
O orçamento do Exército vai cair de 1,5 bilhões dólares em 2011 para 1,17 bilhões dólares em 2015.
Antes de se aposentar em 18 de julho, Devlin pôs em marcha uma série de iniciativas para reduzir a formação , um esforço para economizar dinheiro. Ele ordenou que o Exército deixará de fazer treinamento na selva , deserto e ambientes de montanha e reduzir a escala de atividades de treinamento no Ártico.
O Exército também está a eliminando seus principais sistemas de defesa aérea , bem como alguns de seus sistemas de mísseis  anti-tanque e antiaéreos afim de economizar dinheiro. A decisão de se desfazer destes sistemas deixa as Forças Canadenses sem um sistema de defesa aérea primário.
Oficiais do Exército dizem que a decisão é arriscada , mas o serviço determinou que é aceitável no curto prazo .
O Exército planeja introduzir um novo sistema de defesa aérea por volta de 2017 , mas o trabalho no projeto foi adiado devido à falta de financiamento. Outros projetos, como a compra de um sistema de foguetes múltiplos para o Exército também foram adiados.
Mike Duckworth, vice-presidente sênior da Nexter, disse que o programa de atualização dos LAV III prolonga a vida útil dos veículos até 2035 e fornece ao Exército as melhorias tão necessárias, porém os veículos não terão a mesma proteção blindada e mobilidade que o CCV .
" Os LAV III atualizados ainda não são comparáveis ​​ao mais robusto CCV , bem protegidos", disse Duckworth .
O programa CCV tem enfrentado problemas nos últimos anos. O contrato deveria ter sido concedido em 2011, com entregas a começar em 2012.
Mas, no verão de 2010, o Canadá rejeitou todos os participantes por não atender as especificações técnicas, particularmente em blindagem. Em maio de 2012 , todas as propostas para o projeto foram rejeitadas novamente por razões técnicas, não tornados públicos, forçando a reiniciar o processo .
O governo canadense apontou que o CCV irá proporcionar um elevado nível de proteção a tripulação, incorporando resistência explosão de minas e proteção contra os IEDs ​​e ameaças balísticas . O CCV também irá incorporar a principal estação de arma protegida.
 
Fonte GBN com agências de notícias
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger