quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Oriente Médio precisa de "decisões valentes" pela paz, diz Papa a Abbas

 
O papa Francisco recebeu nesta quinta-feira no Vaticano o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e disse que "decisões valentes" precisam ser tomadas a favor da paz no Oriente Médio. O líder palestino, por sua vez, expressou o desejo de receber o pontíficie para uma visita na Terra Santa.
"Eu o convidei para visitar a Terra Santa", declarou Abbas ao "ministro" das Relações Exteriores do pontífice, monsenhor Dominique Mamberti, após um encontro de meia hora com o papa argentino. Na reunião, foi expressado "o desejo de que as negociações entre israelenses e palestinos produzam os frutos desejados para encontrar uma solução justa e duradoura para um conflito cujo final é cada vez mais necessário e urgente", segundo o Vaticano.
Francisco presenteou Abbas com uma caneta que reproduz uma das colunas do baldaquino (dossel) de São Pedro, de Gian Lorenzo Bernini. O líder palestino afirmou que com ela "espera assinar os acordos de paz com Israel". "Espero que seja em breve", acrescentou o papa.
Outro assunto analisado no encontro foi a situação na Síria. Francisco disse desejar que "a lógica da violência dê lugar ao diálogo e à reconciliação o mais rápido possível". Sobre as relações bilaterais, ambos manifestaram "satisfação com os progressos na elaboração de um acordo global sobre alguns aspectos essenciais da vida e a atividade da Igreja Católica na Palestina".
Viagem à Terra Santa

 No último dia 30 de abril, Francisco recebeu o presidente de Israel, Shimon Peres, que também lhe convidou para viajar a Jerusalém. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, explicou há poucos dias à imprensa israelense que a peregrinação do papa e do rabino argentino Abraham Skorka a Jerusalém é "um sonho comum", mas que ainda não há data confirmada.
Alguns meios de comunicação israelenses anteciparam que a viagem pode acontecer em março ou abril do ano que vem. O presidente da ANP chegou à biblioteca do palácio pontifício para seu encontro com o papa com uma delegação formada por 13 pessoas, entre elas, a prefeita de Belém, Vera Baboun.
 
Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger