quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Diretor de Inteligência dos EUA nega espionagem de cidadãos franceses

 
O diretor de Inteligência Nacional dos EUA, James Clapper, declarou nesta terça-feira que as matérias publicadas no jornal francês Le Monde esta semana contêm informações "imprecisas e enganosas" sobre as atividades de inteligência americana.
"A informação, segundo a qual a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) fez mais de 70 milhões de gravações de dados telefônicos de cidadãos franceses, é falsa", garantiu Clapper.
"Não vamos nos estender nos detalhes das nossas atividades, mas já dissemos claramente que os Estados Unidos reúnem elementos de inteligência do mesmo tipo que aqueles coletados por todos os países", acrescentou Clapper, que supervisiona 16 agências de inteligência.
"Os Estados Unidos coletam informações para proteger sua nação, seus interesses, e para proteger seus aliados, principalmente, de ameaças terroristas, ou da proliferação de armas de destruição em massa", acrescentou o diretor, concluindo que os EUA "concedem grande importância a sua longa amizade com a França e continuarão cooperando em matéria de segurança e inteligência".
Na segunda-feira, o jornal Le Monde revelou detalhes da espionagem telefônica da NSA a cidadãos franceses, com base nos documentos sigilosos vazados pelo ex-consultor de inteligência americano Edward Snowden. Nesta terça, o periódico divulgou novas informações sobre as escutas em embaixadas, incluindo a representação da França na sede da ONU, em Nova York.
Segundo o jornal, a NSA fez 70,3 milhões de gravações de dados telefônicos de franceses entre 10 de dezembro de 2012 e 8 de janeiro de 2013.
Ontem, o presidente francês, François Hollande, expressou sua "profunda rejeição" às "práticas inaceitáveis" de seu aliado em uma conversa por telefone com Barack Obama
 
Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger