quinta-feira, 17 de outubro de 2013

EUA devem vender 10,8 Bilhões em armas á Arábia Saudita e EAU.

 
O Pentágono anunciou nesta quinta-feira (17) que planeja vender a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos 10,8 bilhões de dólares em mísseis e munições , incluindo bombas " bunker buster" .
O movimento segue uma série de ofertas dos Estados Unidos nos últimos anos que têm reforçado o poder aéreo e os arsenais de mísseis dos Estados do Golfo , que tem o Irã como um rival ameaçador com suas prováveis ambições nucleares.
A venda vem demonstrar uma clara busca pela diplomacia high-stakes sobre o programa nuclear do Irã, apesar das negociações caminharem positivamento por ambos os lados.
As autoridades disseram que o Departamento de Defesa notificou o Congresso esta semana do negócio que irá fornecer mil bombas GBU-39 bunker buster para os sauditas e 5.000 para os Emirados Árabes Unidos .
A venda também inclui mísseis de cruzeiro sofisticados capazes atingir alvos a longa distância .
As armas são projetadas para uso dos caças F-15 e F- 16 adquiridos anteriormente pela Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos , de acordo com a Agência de Cooperação de Segurança de Defesa ( DSCA ) .
Em 2010, Israel comprou a mesma bunker buster "bombas planadoras guiadas de precisão", alimentando especulações de que estava se preparando para possíveis ataques aéreos preventivos contra instalações nucleares subterrâneas no Irã .
As vendas propostas contribuirá para a política externa e de segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança dos países aliados que restam", disse o DSCA .
De acordo com o pacote de armas, os sauditas investiram 6,8 milhões em armas , peças, treinamento e apoio logístico .
Os sauditas e os Emirados Árabes Unidos vão comprar centenas de mísseis de ataque terrestre Standoff.
Estes mísseis avançados permitirão a seus aviões atingir instalações de radar e outros alvos além do alcance dos sistemas de defesa aérea .
Os Emirados Árabes Unidos irá comprar 4 bilhões de dólares em armamento , incluindo as bombas bunker buster, 300 SLAMERS e 1.200 mísseis JSOW .
" Os Emirados Árabes Unidos continua apoiando as forças norte-americanas estacionados na Base Aérea de Al Dhafra e desempenha um papel vital no apoio aos interesses regionais dos EUA ", disse a DSCA .
"Esta proposta de venda irá melhorar a prontidão militar dos Emirados Árabes Unidos e suas capacidades para enfrentar as ameaças regionais atuais e futuras, reduzindo a dependência das forças dos EUA na região, e melhorando as operações da coalizão com os EUA."
A venda de armas deverá levantar novas críticas de grupos de direitos humanos e opositores dos governantes em ambos os Estados do Golfo , que reprimiram a dissidência interna e a repressão apoiada pelos militares do Egito .
Os Estados Unidos recentemente recuaram em sua ajuda militar ao Egito , na sequência do golpe militar que depôs o primeiro presidente democraticamente eleito do país, Mohamed Mursi .
Congresso tem 30 dias para bloquear a venda, mas a maioria dos legisladores aprovaram ofertas anteriores de armas com esses países do Golfo.
 
Fonte: GBN com agências de notícias
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger