sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Há progresso, mas impasse do orçamento dos EUA continua

 
O presidente Barack Obama e líderes republicanos da Câmara iniciaram discussões ontem sobre uma proposta do Partido Republicano para estender a capacidade de endividamento do país por seis semanas, abrindo uma nova possibilidade para encerrar um impasse orçamentário que paralisou parcialmente o governo e aumentou o risco de uma nova crise de dívida que abalaria os mercados.
 
A oferta feita pelo presidente da Câmara, o republicano John Boehner, estenderia o limite de endividamento dos EUA até 22 de novembro sem nenhuma das condições que os políticos republicanos vinham exigindo anteriormente. Mas a Casa Branca não a aprovou.
 
Após uma reunião entre Obama e um grupo de líderes republicanos da Câmara, os parlamentares disseram que o presidente não abraçou inteiramente a proposta sobre o limite de endividamento, mas também não a rejeitou.
 
"Ele não disse nem que sim nem que não'', disse o presidente da Comissão de Orçamento da Câmara, Paul Ryan. Nós continuaremos a negociar esta noite."
 
Após a reunião, que durou mais de uma hora, a Casa Branca informou que Obama "espera fazer progresso contínuo'' para pôr fim ao impasse.
 
"Depois de uma discussão sobre possíveis caminhos a seguir, nenhuma determinação específica foi feita'' sobre os próximos passos, informou a Casa Branca em um comunicado.
 
Embora não tenha produzido resultados concretos, as negociações representaram um grande avanço no impasse orçamentário que assola Washington há semanas. Não ficou claro como e quando começariam as negociações para uma reabertura do governo que leve de volta ao trabalho centenas de milhares de funcionários federais que foram colocados em férias forçadas.
 
Só o vislumbre de um caminho para evitar um calote por parte do governo levou os investidores a dar um suspiro de alívio e as bolsas dispararam. A Média Industrial Dow Jones subiu mais de 300 pontos, ou 2,2%, fechando com sua maior alta de um dia desde 20 de dezembro de 2011 e a maior alta percentual desde 2 de janeiro, quando o índice subiu 2,3% depois que o Congresso americano fechou um acordo para evitar um desastre orçamentário anterior, que ficou conhecido como "abismo fiscal".
 
Embora a alta do mercado tenha servido para quebrar a pessimismo que vinha se formando entre os investidores desde o início da paralisação do governo, muitos investidores disseram que continuam cautelosos quanto a voltar às bolsas até que esteja claro que realmente haverá um acordo. Caso os avanços para resolver o impasse sejam interrompidos, as ações poderiam facilmente voltar a cair, disseram.
 
"Estamos recebendo sinais de um degelo que me fazem sentir melhor", disse Chris Bertelsen, diretor de investimentos da Financial Private Capital Global, que administra US$ 2,3 bilhões. "Mas serei cético até que haja um acordo real."
 
"A intransigência está se dissolvendo" em Washington, disse Quincy Krosby, estrategista-chefe de finanças da Prudential Financial. "Tudo o que precisávamos eram sinais de que ambos os lados continuam a conversar."
 
A medida proposta pelos republicanos trata de apenas um dos dois principais componentes do impasse sobre os gastos. Ela não reabre o governo, que está parcialmente fechado há 10 dias, deixando essa questão por conta de novas deliberações sobre o Orçamento entre os parlamentares e a Casa Branca.
 
O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, sinalizou que o governo Obama está aberto a uma prorrogação de curto prazo e deixou em aberto a possibilidade de que o presidente assine a lei que elevaria o limite da dívida, porém sem reabrir o governo. Mas ele acrescentou que a Casa Branca ainda não viu nenhum projeto dos republicanos. Ele disse que Obama "prefere fortemente" um aumento de longo prazo no limite de endividamento.
 
As pesquisas de opinião pública mostram que os republicanos estão arcando com o ônus da indignação dos eleitores sobre o impasse do orçamento. Uma nova pesquisa feita pelo Wall Street Journal com a NBC News revelou que 53 % dos americanos culpam os republicanos pela paralisação do governo, em comparação com 31% que culpam Obama. A imagem do Partido Republicano caiu para seu nível mais baixo na pesquisa, que remonta a 1989, com mais que o dobro de pessoas tendo uma imagem negativa do partido.
 
Muitos democratas demonstraram apreensão sobre o aumento do limite de endividamento no curto prazo, temendo uma repetição da crise em seis semanas e um acordo que deixa o governo parcialmente fechado.
 
A oferta dos republicanos representou um dilema para o presidente Obama, que insiste que o Congresso reabra totalmente o governo e eleve o limite de endividamento antes de iniciar qualquer negociação que provavelmente incluirá uma redução do déficit, os gastos federais e os termos para um aumento mais prolongado do limite de endividamento. No entanto, ele havia sinalizado sua disposição de discutir um aumento de curto prazo do limite de endividamento e lidar mais tarde com a questão de como reabrir o governo.
 
"O presidente está feliz porque [...] pelo menos parece haver um reconhecimento de que a moratória não é uma opção", disse Carney. Ele acrescentou que a meta de Obama é acabar com esses episódios regulares de levar a situação política à beira do abismo.
 
Fonte: The Wall Street Journal
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger