sábado, 12 de outubro de 2013

Airbus inicia entregas do A-400M e acende esperanças de exportações

 
A Airbus Military , consórcio multinacional que constrói o A400M , em breve entregará a primeira aeronave de transporte para a Turquia , segundo funcionários do consórcio.
O primeiro A400M turco irá operar em uma base aérea em Kayseri , no centro da Turquia.
"A primeira aeronave para o exército turco será entregue nas próximas semanas ", disse Tom Enders , CEO da EADS , controladora da Airbus, em uma cerimônia no dia 30 de setembro para a entrega do primeiro A400M da Força Aérea Francesa .
Segundo Bayar Murad, responsável pela aquisição da Turquia , disse em 02 de outubro que o primeiro A400M turco chegaria este mês. Ele citou que a Turquia vai receber 10 aeronaves nos próximos dois a três anos.
Bayar disse que o programa A400M custaria a Turquia 1,5 bilhões de dólares, e a mesma quantia de dinheiro iria para a indústria local do país, em parte do trabalho.
A Turkish Aerospace Industries (TAI) é responsãvel pela fabricação da fuselagem principal de todos os 174 A400M produzidos como parte do programa internacional. A Turquia é acionista com 1% do programa, e espera que os negócios para as empresas locais aumentem à medida que mais aeronaves serão produzidas para os mercados de exportação, disse Bayar.
"Nenhum país poderia concluir este programa sozinho", disse Bayar . " O A400M é um exemplo perfeito de uma parceria multinacional de sucesso, apesar dos atrasos. Na verdade, a falta de um programa aeroespacial europeu semelhante na Europa expõe a indústria da aviação ao risco de ficar de fora do jogo ", disse Bayar .
Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Espanha, Turquia e Grã-Bretanha juntaram-se ao programa que, em conjunto com a exportação para a Malásia, já recebeu 174 encomendas.
" Esta aeronave tem potencial para conquistar o mercado de exportação ", disse Enders .
O ministro da Defesa francês Jean Yves Le Drian disse que o potencial de exportação para o A400M é " enorme", com o projeto estimado em um valor total de 27 bilhões de dólares, começou a entregar aeronaves após anos de atrasos.
A entrega da primeira aeronave francesa seguiu em 31 de julho, com o recebimento da certificação emitida pela OCCAR , a Organização Europeia de Armamento Mista de Cooperação , que tem vindo a gerir o projeto em nome do esforço de sete países .
As duas primeiras aeronaves foram entregues pela Airbus dentro do padrão para capacidade operacional inicial (IOC) , oferecendo funcionalidades limitadas apenas para vôos logísticos . Eles não terão capacidades táticas ou de reabastecimento. A terceira aeronave de produção, para a Turquia foi também construída na versão IOC .
Assim , antes da entrega do primeiro avião francês em agosto, a EADS anunciou que o cargueiro da Airbus e os aviões-tanque deviam ser fundidos em um novo segmento de defesa e espaço com sede em Munique . A unidade de negócios de aviões militares será baseada na Espanha e incluem o A400M , A330 reabastecedor, partes do programa Eurofighter e atividades dos UAV's da Airbus .
Entre os outros operadores do A400M , a Grã-Bretanha está programada para receber sua primeira aeronave no próximo ano, e as entregas alemãs seguirão em 2015.
O empreendimento do A400M superou graves problemas técnicos, atrasos na entrega e estouros de orçamento que quase levou a Airbus e as nações parceiras a acabar com o programa. Mas, desde então , o tom mudou .
"Eu não posso lhe dar todas as informações, mas há uma enorme capacidade para as exportações , os ventos políticos e industriais estão sincronizados, " Le Drian disse a repórteres em 30 de setembro.
Le Drian disse que as oportunidades de exportação foram impulsionadas pelo fato de que a aeronave está entrando em serviço.
"É difícil exportar aeronaves , caso não tenham sido testadas pelas forças armadas ", disse ele .
A aeronave foi concebida na década de 1980 para atender a uma iminente escassez de capacidade de transporte militar entre os sete países europeus da OTAN.
O A400M concorre com o turboélice Lockheed Martin C -130 Hercules e o C-17 avião de carga da Boeing.
A aeronave turboélice tem uma capacidade de carga de até 37 toneladas ou 116 pára-quedistas , e também pode servir como um avião de reabastecimento para caças e outras aeronaves .
 
Fonte: GBN com agências de notícias
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