segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Atenção, seu chefe vigia cada passo que você dá no trabalho

 
Dennis Gray suspeitou que os funcionarios de sua empresa de controle de pragas estavam gastando muito tempo durante o expediente com questões pessoais. Então, o gerente geral da Accurid Pest Solutions, no Estado americano da Virgínia, instalou na surdina um software de rastreamento GPS nos smartphones pagos pela empresa usados por cinco de seus 18 motoristas.
 
O software permitiu que Gray visualizasse em seu computador um mapa com a localização e a movimentação da equipe. Ele descobriu, por exemplo, que um funcionário estava visitando um mesmo endereço algumas vezes por semana durante o expediente. Nesse momento, Gray disse ao motorista que ele estava sendo monitorado.
 
O funcionário confessou que estava se encontrando com uma mulher durante o trabalho. Outro motorista admitiu que estava fazendo hora. Ambos foram demitidos. "Certamente ficamos impressionados com o software", diz Gray.
 
Funcionários sempre foram gerenciados de perto, mas agora há um novo nível de vigilância disponível. Graças a dispositivos móveis e softwares de monitoramento de baixo custo, gestores podem saber onde seus funcionários estão, escutar suas ligações, verificar se um motorista está usando cinto de segurança.
 
"Há 25 anos, isso era um sonho da indústria", disse Paul Sangster, diretor-presidente da JouBeh Technologies, empresa canadense que desenvolve tecnologia de rastreamento, ou "telemática", para empresas. "Agora é comumente aceito que você está sendo rastreado."
 
Funcionários de escritórios estão acostumados com o fato de que o teclado de seus computadores é monitorado, mas o rastreamento de outros profissionais, como os que recebem por hora, tem sido limitado a câmeras de vídeo na sala de repouso e a GPSs em caminhões.
 
Uma pesquisa de 2012 da firma Aberdeen Group descobriu que 37% das companhias que têm funcionários que saem às ruas para realizar seu trabalho rastream a localização deles em tempo real através de aparelhos portáteis ou instalados em veículos.
 
Esse tipo de monitoramento causa a sensação de violação da privacidade em alguns funcionários, mas empregadores dizem que ele melhora a segurança e a produtividade, além de ajudar a reduzir roubos, proteger informações confidenciais e investigar alegações de assédio ou discriminação, entre outros benefícios.
 
A tecnologia de rastreamento no trabalho não é muito regulamentada. Nos EUA não há leis federais que restrinjam o uso de GPSs por empregadores nem que os forcem a revelar seu uso. Apenas os Estados de Delaware e Connecticut obrigam os empregadores a avisar seus funcionários que suas comunicações eletrônicas estão sendo monitoradas.
 
"Não é uma questão de se as empresas devem monitorar", disse Lewis Maltby, fundador do Instituto Nacional de Direitos do Trabalhador. "É uma questão de como [fazê-lo]." Embora as empresas afirmem que o monitoramento não é usado apenas para disciplina, isso é exatamente o que elas fazem, diz Maltby. "Os empregadores suspeitam que alguns funcionários de serviços de campo estão jogando conversa fora e querem pegá-los."
 
A Telematics vai além do rastreamento via GPS, pioneiro na indústria de logística e transporte rodoviário há décadas. Agora, o mais recente software da empresa pode, por exemplo, desacelerar um caminhão se o motorista não diminuir a velocidade quando chegar muito perto da traseira de outro veículo.
 
A empresa de caminhões Schneider National Inc. usa um software da Telogis Inc. para ver se seus motoristas estão freando abruptamente ou entrando em uma área de alto risco de roubo. A empresa utiliza esses dados não só para disciplinar motoristas, mas também para premiar aqueles com mais registros de segurança, diz Don Osterberg, vice-presidente sênior de segurança da Schneider. Mas ele admite que alguns motoristas não gostam do controle.
 
Um estudo dete ano da NCR Corp, empresa de software de monitoramento de roubo, usado em 392 restaurantes, mostrou uma redução de 22% no roubo de pedidos depois que o software foi instalado e os funcionários foram informados a respeito. A venda de bebidas cresceu 10 %. O software alerta os gerentes se um número excessivo de vendas está sendo cancelado, o que pode indicar desvio de dinheiro.
 
Na Accurid Pest Solutions, Gray disse que a ferramenta de rastreamento de telefone custa cerca de US$ 50 por usuário por trimestre e US$ 200 por veículo rastreado por GPS. "Se os funcionários precisam sair das suas rotas, eles ligam e avisam que vão fazer algo pessoal", diz Gray. "Isso esstá mudando o comportamento deles de forma positiva."
 
Fonte: The Wall Street Journal
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger