sábado, 20 de setembro de 2025

Portugal expande frota de KC-390 Millennium e abre caminho para novas aquisições na OTAN

A Embraer e o Estado Português assinaram hoje um aditamento ao contrato em vigor para a aquisição de uma sexta aeronave KC-390 Millennium, ampliando as capacidades estratégicas da Força Aérea Portuguesa (FAP). O acordo também prevê a inclusão de dez opções de compra adicionais, voltadas a potenciais futuras aquisições por parte de Portugal ou de outras nações parceiras.

O movimento integra o processo de modernização das Forças Armadas portuguesas, ampliando a disponibilidade da frota em operações de transporte tático e logístico e reforçando a prontidão em missões militares e de interesse público, tanto em território nacional quanto em ações internacionais.

Impacto estratégico para Portugal

Segundo o General João Cartaxo Alves, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa, a aquisição eleva a capacidade de resposta do país: “A aquisição do sexto KC-390 fortalece significativamente a capacidade estratégica e operacional da Força Aérea Portuguesa, ao aumentar de forma substancial a disponibilidade do transporte tático e logístico. Esta expansão da frota permite a Portugal dispor de uma plataforma robusta e flexível, para responder rápida e prontamente a um vasto leque de missões, tanto militares como de apoio às emergências civis, nacionais ou internacionais, reforçando assim o papel da Força Aérea no serviço à sociedade.”

O aditamento ao contrato também consolida a Base Aérea N.º 11 como centro de treino especializado, transformando-a em polo de excelência para a formação de pilotos e operadores do KC-390, o que potencializa a cooperação com outros países da OTAN interessados no modelo.

Reconhecimento internacional da aeronave

Para Bosco da Costa Júnior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, o acordo reflete a consolidação do Millennium como aeronave de referência mundial: “A assinatura deste contrato, o primeiro do tipo feito por um operador, demonstra o reconhecimento da qualidade, eficiência operacional e capacidade multimissão da nossa aeronave. Portugal se torna uma referência para nações europeias e membros da OTAN que buscam uma aeronave de última geração para equipar e modernizar suas frotas.”

Desde a entrada em operação em 2019 com a Força Aérea Brasileira, em 2023 com Portugal e em 2024 com a Hungria, o KC-390 demonstrou confiabilidade e desempenho superiores em sua categoria. Atualmente, já foi selecionado por 11 Forças Aéreas no mundo, incluindo oito países europeus e sete membros da OTAN.

Uma aeronave de múltiplas missões

Projetado para atender às mais diversas demandas operacionais, o KC-390 Millennium transporta até 26 toneladas de carga útil, superando concorrentes de médio porte. Sua velocidade de cruzeiro de 470 nós e alcance ampliado permitem executar missões de transporte de carga e tropas, lançamento aéreo, evacuação médica, busca e salvamento (SAR), combate a incêndios e ações humanitárias, inclusive em pistas não preparadas de solo, terra ou cascalho.

O avião também pode ser configurado para missões de reabastecimento em voo (AAR), tanto como reabastecedor quanto receptor, inclusive de outro KC-390, ampliando sua versatilidade no campo de operações conjuntas.

O contrato reforça não apenas a modernização das capacidades de Portugal, mas também a presença da Embraer como protagonista global em defesa e aviação multimissão. Ao consolidar o KC-390 como referência dentro da OTAN, o Brasil fortalece sua Base Industrial de Defesa e amplia sua relevância estratégica no mercado internacional de aeronaves militares.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Embraer



Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger