Em 1982, a Força Aérea Brasileira deu um passo decisivo ao selecionar a Aeroeletrônica, uma empresa gaúcha, para desenvolver e produzir os primeiros sistemas aviônicos com tecnologia 100% nacional. Esse marco estabeleceu as bases da indústria brasileira de aviônicos e iniciou uma trajetória de inovação que se consolidaria nas décadas seguintes.
Mais de dez anos depois, em 1994, a FAB novamente foi pioneira na América Latina ao equipar a sua frota de caças A-1 (AMX) com o Head-Up Display (HUD), tecnologia que projetava as informações críticas de voo diretamente no campo de visão do piloto, aumentando a consciência situacional, a segurança e a eficácia nas missões de combate. A ELOP (Electro-Optics Industries) foi a empresa selecionada para fornecer o sistema, que naquela época era um dos mais avançados do mundo. O contrato foi estruturado com cláusulas de offset e transferência de tecnologia para a Aeroeletrônica, garantindo que o conhecimento e a capacitação tecnológica permanecessem no Brasil.
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Cockpit do F-39E Gripen da FAB |
Esse movimento estratégico não apenas trouxe o primeiro sistema Head-Up Display para a FAB, elevando o patamar operacional da aviação de combate, como também fortaleceu a capacidade da nossa Base Industrial de Defesa (BID). Em 2011 a Aeroeletrônica muda de nome para AEL Sistemas, fruto de sua constante evolução e reposicionamento estratégico, mas continua sendo a única empresa brasileira a dominar a tecnologia e fornecer HUDs para as aeronaves da Força Aérea Brasileira, entre elas o multimissão KC-390 , o novo caça F-39 Gripen, o A-29 Super Tucano, entre outros. A AEL Sistemas tem hoje aproximadamente 500 colaboradores, entre eles mais de 200 engenheiros, e segue como parceira tecnológica da FAB, investindo em inovação, gerando conhecimento e fortalecendo a soberania nacional.
Fonte AEL Sistemas
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