A Saab Brasil iniciou a operação da segunda linha de produção da fuselagem traseira do Gripen em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP). O marco consolida a maturidade industrial da planta, responsável pela fabricação de uma das partes mais complexas da aeronave, onde fica instalado o motor. Com a expansão, a capacidade anual da unidade passou de oito para 16 fuselagens traseiras.
Para Peter Dölling, diretor-geral da Saab Brasil, o avanço é resultado direto do processo de transferência de tecnologia promovido pelo Programa Gripen Brasileiro. “Esse marco vai além do contrato de compensação (offset) e mostra a excelência alcançada no país, formando profissionais altamente qualificados e multiplicadores de conhecimento”, destacou.
A planta brasileira já se consolidou como fornecedora exclusiva de componentes estratégicos do Gripen E/F, como os freios aerodinâmicos e o cone de cauda, além da fuselagem dianteira da versão monoposto. Inaugurada em 2018, é a primeira unidade de produção de aeroestruturas do caça fora da Suécia e opera com os mesmos conceitos, softwares e processos aplicados na matriz, como o Model-Based Definition (MBD), que garante precisão e integração total entre as fábricas.
De acordo com a Saab, o domínio dessa tecnologia de alta complexidade coloca o Brasil em um seleto grupo de países com capacidade para produzir aeroestruturas de aeronaves supersônicas. “Temos competência local para expandir em novos negócios de Defesa e Segurança Civil, reforçando nossa atuação no país e nossa contribuição para a indústria nacional”, acrescentou Dölling.
A empresa sueca mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil, fornecendo soluções avançadas em defesa e segurança. No âmbito do Programa Gripen, o país já recebeu importantes transferências de tecnologia que fortalecem a base industrial de defesa e ampliam a autonomia tecnológica brasileira no setor.
GBN Defense - A informação começa aqui
com SAAB
0 comentários:
Postar um comentário