A Atech, empresa do Grupo Embraer, e a Air Traffic and Navigation Services (ATNS), estatal sul-africana responsável pelos serviços de navegação aérea, assinaram contrato para a modernização do sistema de gestão de fluxo de tráfego aéreo (ATFM) no Aeroporto Internacional O.R. Tambo, em Joanesburgo. O acordo inclui ainda a implantação de um centro de contingência, ambiente de treinamento e simulação para capacitação em cenários de alta complexidade.
A África do Sul administra cerca de 283 mil voos por ano, conectando mais de 20 destinos domésticos e 35 internacionais, o que torna o país um hub estratégico no continente africano. A atualização do sistema permitirá um gerenciamento mais eficiente da demanda e da capacidade aeroportuária, aumentando a previsibilidade, a segurança operacional e reduzindo atrasos.
“Este novo contrato com a ATNS reforça nossa estratégia de expansão internacional e o compromisso da Atech em fornecer soluções de gestão de tráfego aéreo de alto impacto. O novo ambiente operacional será mais eficiente, resiliente e previsível, proporcionando benefícios tangíveis para passageiros, companhias aéreas, aeroportos e para a competitividade do sistema de aviação civil da África do Sul”, afirmou Rodrigo Persico, CEO da Atech.
Inovação alinhada a padrões globais
O novo sistema ATFM segue as diretrizes da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e incorpora ferramentas modernas de balanceamento de demanda e capacidade (DCB) e decisão colaborativa (CDM). Esses recursos permitirão ajustes mais rápidos diante de fatores como clima, obras ou restrições operacionais, além de facilitar a negociação de slots e o planejamento estratégico do espaço aéreo.
Entre os módulos contemplados no contrato estão:
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IFPS (Integrated Flight Plan System): gestão centralizada de planos de voo, reduzindo tempo de processamento e trabalho manual;
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AMCS (Airspace Management and Coordination System): coordenação do uso flexível do espaço aéreo (FUA) nos níveis estratégico, pré-tático e tático;
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UTFM (UAS Traffic Flow Management): integração da gestão do tráfego aéreo convencional com o gerenciamento do espaço aéreo para veículos não tripulados (UTM).
O projeto também prevê painéis em tempo real de indicadores (KPIs), suporte para análises pós-operação e coordenação transfronteiriça com regiões de informação de voo (FIRs) vizinhas, favorecendo maior integração regional.
Fortalecimento da presença brasileira no exterior
Com prazo estimado de dois anos e conclusão prevista para o terceiro trimestre de 2027, o contrato reforça a estratégia da Atech de ampliar sua atuação internacional no setor de aviação civil, exportando tecnologia de ponta desenvolvida no Brasil.
A iniciativa também insere o País em uma agenda de cooperação com impacto direto na segurança, eficiência e inovação do transporte aéreo africano, ampliando a relevância da Base Industrial de Defesa e Aeroespacial Brasileira no cenário global.
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com Constant Contact
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