A Alemanha está cada vez mais próxima de decidir como preencher a lacuna iminente em alerta aéreo antecipado, com a aeronave de vigilância GlobalEye, da sueca Saab, sendo atualmente considerada a principal opção. O Ministro da Defesa, Boris Pistorius, destacou que, embora nenhuma decisão final tenha sido tomada, a plataforma está “na pole position” para atender à necessidade estratégica do país.
A urgência da decisão está relacionada ao descomissionamento da frota de aeronaves Boeing E-3A AWACS da OTAN, estacionadas há décadas em Geilenkirchen. Essas aeronaves têm fornecido vigilância aérea estratégica à aliança por muitos anos, mas a combinação de idade avançada e crescentes custos de manutenção tornou inevitável sua aposentadoria.
Sem um substituto imediato, a Alemanha ficaria sem capacidade nacional de alerta e controle aéreo antecipado, dependendo inteiramente de aliados para operações críticas de vigilância. Nesse contexto, o GlobalEye da Saab surge como uma solução pronta e testada, baseada no jato executivo Bombardier Global 6000/6500 e equipada com o radar Erieye ER, capaz de monitorar grandes áreas com eficiência.
O sistema oferece vigilância aérea de ampla área, patrulha marítima e detecção de alvos terrestres, e já está em operação na Suécia e nos Emirados Árabes Unidos. A existência de outros clientes internacionais que adquiriram a plataforma reforça seu apelo como uma opção madura e confiável, pronta para suprir a lacuna de capacidade da Alemanha.
A decisão sobre o GlobalEye não apenas visa manter a independência operacional do país, mas também garante a continuidade da contribuição alemã à OTAN, preservando sua presença estratégica em operações de vigilância aérea. Com a escolha da aeronave, o país busca equilibrar eficiência tecnológica, prontidão operacional e segurança nacional diante do cenário global de defesa.
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com The Defence Foundation
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