O Ministério da Defesa Nacional da Türkiye confirmou que uma aeronave E-7T de Alerta Aéreo Antecipado e Controle da Força Aérea turca operou sobre o espaço aéreo lituano entre os dias 22 e 25 de setembro, como parte das atividades de vigilância reforçada da OTAN.
A confirmação oficial ocorre após reportagens da Bloomberg sobre um destacamento anterior, que até então não havia sido reconhecido pelo governo turco.
Além disso, no dia 25 de setembro, dois caças F-16 da Türkiye participaram de um treinamento de Defesa Aérea e Antimísseis Integrada da OTAN no espaço aéreo romeno. As ações acontecem em meio a uma série de incursões recentes de drones e jatos russos nos céus da Polônia, Romênia e Estônia, elevando a tensão na região.
Em 24 de setembro, a Ministra da Defesa da Lituânia, Dovile Sakaliene, solicitou ao destacamento espanhol de Eurofighters na região que respondesse a novas violações do espaço aéreo. No mesmo dia, um A-330 da Força Aérea Espanhola, que transportava a Ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, para a Lituânia, sofreu interferência de GPS perto de Kaliningrado, enquanto voava a 40.000 pés e a cerca de 60 quilômetros da fronteira com a Rússia.
O destacamento turco e as atividades de vigilância da OTAN refletem o esforço conjunto de manter a segurança aérea na região do Báltico e no leste europeu, diante de incidentes e operações de aeronaves estrangeiras próximas às fronteiras da aliança.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário