A Índia deu um passo importante na modernização de sua força aérea ao assinar um contrato de 623,70 bilhões de rúpias (US$ 7,03 bilhões) para a compra de 97 caças Tejas Mk-1A da fabricante estatal Hindustan Aeronautics Ltd (HAL). O acordo foi firmado nesta quinta-feira (25) e prevê a conclusão das entregas em um período de seis anos a partir do ano fiscal de 2027-28, informou o Ministério da Defesa indiano.
Segundo o Ministro da Defesa, Rajnath Singh, a aquisição reforçará a capacidade operacional da Força Aérea Indiana, permitindo que realize operações contínuas e fortaleça a preparação da defesa do país, especialmente diante do aumento da influência militar da China na região e de laços estratégicos de defesa com o Paquistão, considerado rival histórico da Índia.
A notícia chega um dia antes do último voo dos caças MiG-21 de origem russa, marcando uma transição importante da frota, que será reduzida de 42 para 29 aeronaves dessa geração, conforme autorizado. A decisão é estratégica após o conflito militar com o Paquistão em maio, que evidenciou a necessidade de aeronaves mais modernas e confiáveis.
O Tejas Mk-1A é uma versão avançada do caça leve desenvolvido nacionalmente, equipado com motores da General Electric (GE). O acordo atual expande um contrato assinado em 2021 para 83 aeronaves, cujo início de entrega foi atrasado devido a dificuldades na cadeia de suprimentos global de motores após a pandemia de COVID-19. A GE entregou o primeiro motor em março deste ano, e as autoridades indianas esperam que a produção e as entregas se estabilizem ainda no atual ano fiscal.
Com o novo pedido, a frota total de Tejas na Índia deve alcançar 220 unidades, com perspectivas de assinatura de acordos adicionais para aquisição de motores suplementares, fortalecendo ainda mais a capacidade operacional da força aérea.
Vale lembrar que, em contextos de cooperação internacional, a Índia chegou a oferecer o Tejas ao Brasil como uma solução complementar ao sueco F-39E Gripen, como alternativa de modernização e fortalecimento de capacidades da FAB. Além disso, os indianos demonstram interesse na aeronave de transporte tático e reabastecimento KC-390, reforçando o potencial do programa brasileiro, que tem conquistado clientes ao redor do globo.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Reuters
0 comentários:
Postar um comentário