sábado, 20 de setembro de 2025

Brasil e Suécia fortalecem cooperação estratégica em defesa com foco em inovação e soberania

Entre os dias 15 e 17 de setembro, o Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues, e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, participaram de uma série de reuniões bilaterais em Estocolmo, na Suécia. A agenda, acompanhada pela Embaixadora do Brasil no país, Maria Edileuza Fontenele Reis, reforçou a busca por maior integração estratégica e tecnológica entre as duas nações no setor de defesa.

A programação incluiu encontros de alto nível com o Ministro da Defesa sueco, Pal Jonson, e com a Secretária de Comércio Exterior, Diana Janse, responsável pela reunião com a Swedish Security and Defence Industry Association (SOFF), entidade que reúne as principais empresas suecas da área. A comitiva brasileira também visitou a linha de produção do caça Gripen, aeronave multimissão que já integra a frota da Força Aérea Brasileira (FAB) e simboliza uma das mais relevantes parcerias industriais e tecnológicas entre Brasil e Suécia.

Segundo o Secretário Heraldo Luiz Rodrigues, as tratativas foram decisivas para consolidar novos horizontes de cooperação: “Participamos do encontro com o Ministro da Defesa da Suécia e sua equipe, seguido da assinatura de uma declaração conjunta, uma oportunidade de fortalecimento da parceria com a Suécia”, destacou. Sobre a reunião com a SOFF, acrescentou: “Recebemos apresentações de empresas de defesa sobre produtos de potencial interesse e abrimos um canal de comunicação para futuras tratativas entre as indústrias dos dois países.”

Durante a missão, a Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod) promoveu a Base Industrial de Defesa (BID) brasileira, destacando o potencial nacional para o desenvolvimento de projetos de alta complexidade. A iniciativa buscou ampliar o leque de parcerias estratégicas, estimulando a inovação, a transferência de tecnologia e a inserção internacional das empresas brasileiras de defesa.

Mais do que uma agenda diplomática, o movimento representa um passo importante para a consolidação da soberania tecnológica do Brasil. Ao ampliar sua presença no mercado europeu e estreitar laços com a Suécia, referência mundial em defesa e segurança, o País fortalece sua BID, reduz a dependência externa e pavimenta o caminho para um desenvolvimento sustentável e autônomo no setor.



GBN Defense - A informação começa aqui

com Ministério da Defesa


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger