O Boletín Oficial del Estado (diário oficial espanhol) anunciou detalhes sobre a aquisição da aeronave de treinamento avançado HÜRJET, desenvolvida pela Türkiye, incluindo a compra de até 45 unidades e a localização de parte da produção na Espanha.
O comunicado detalha que a operação faz parte do programa ITS-C e reforça o acordo de cooperação turco-espanhola. Anteriormente, a Ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, havia anunciado um investimento de € 1,375 bilhão no desenvolvimento conjunto da aeronave para a Espanha, com a meta inicial de adquirir 28 a 30 unidades.
No âmbito do acordo, as aeronaves serão produzidas nas instalações da TAI na Türkiye e enviadas à Espanha para receber modificações específicas de acordo com os requisitos espanhóis. A Airbus Espanha receberá financiamento do Ministério da Indústria e Turismo para executar o trabalho de localização dos HÜRJET da Força Aérea e Espacial Espanhola, sendo os recursos transferidos para o consórcio formado pela TAI e empresas espanholas.
O comunicado também destacou as funções previstas para a aeronave na Espanha, incluindo o uso como REDFOR para treinamento de combate, aeronave de acrobacia aérea e treinador avançado de emprego geral. De forma paralela, na Türkiye, o HÜRJET substituirá os antigos NF-5 da equipe de acrobacia aérea Turkish Stars (Türk Yıldızları), reforçando o caráter multifuncional da plataforma.
A cooperação entre España e Türkiye no HÜRJET evidencia o compromisso de ambos os países em desenvolver e modernizar suas capacidades de treinamento aéreo, promovendo integração industrial e tecnológica no setor de aviação militar, e nos cabe relembrar que o desenvolvimento do HÜRJET, contou com a participação da empresa brasileira AKAER.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário