sexta-feira, 1 de julho de 2016

Obama libera relatório de mortes de civis causadas por drones americanos

Após anos de pressão, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, liberou um relatório nesta sexta-feira revelando que no máximo 116 civis teriam sido mortos em decorrência de ataques de drones norte-americanos durante a sua administração. Os números são muito inferiores aos apontados por diferentes grupos de defesa dos direitos humanos.

De acordo com o documento da presidência, as baixas ocorreram no Paquistão, Líbia, Iêmen, Somália e Norte da África. Seriam ao menos 64 e no máximo 116. 
"A liberação dos dados de baixas e a emissão da ordem de execução é um passo concreto na direção certa, mas mais informação ainda é necessária para o público avaliar significativamente a legalidade e a eficácia do programa de assassinatos", afirmou o Human Rights First em comunicado.
O relatório de Obama faz parte de uma ordem executiva que pede a Washington para agir para reduzir a probabilidade de baixas civis e assumir a responsabilidade por essas mortes, oferecendo condolências e compensações. 
De acordo com o Escritório de Jornalismo Investigativo, mais de três mil pessoas, incluindo 500 civis, teriam sido mortas durante o atual governo dos EUA. 
Fonte: Sputnik News
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger